Com 19 clubes de 16 cidades dos vales do Taquari e Serra Gaúcha, o Regional Aslivata – Copa Certel/Sicredi inicia no dia 27 de julho. No encontro dessa terça-feira, 27, foram definidos fórmula de disputa, sorteio dos grupos, critérios de desempate, calendário e arbitragem.
Os clubes foram divididos em chave única. Cada time joga três partidas em casa e três fora. Os 16 times melhores ranqueados passam para as oitavas de final.
A definição dos jogos eliminatórios será por ranqueamento, o de melhor campanha enfrenta o de pior e assim segue até a final.
A abertura será em 27 de julho, em Guaporé, onde o Juventude recebe o Boavistense, de Boa Vista do Sul.
A primeira rodada será divulgada até o começo de agosto.
Na fase eliminatória, após dois empates a definição do classificado será nos pênaltis.
Transmissão em vídeo
Durante o encontro colocaram em pauta a discussão sobre a transmissão dos jogos em vídeo. Apenas Taquariense, Boavistense e Juventude de Guaporé foram contrários a cobrança da taxa. Os demais 16 times aceitaram.
Na primeira fase a taxa é de 100 ingressos por jogo. Na segunda fase é 125. A semifinal é de 150 e a final será cobrado 200 ingressos. Os ingressos são divididos entre os veículos de comunicação interessados em transmitir o jogo em vídeo.
Outros destaques
Discutido na primeira reunião, a inscrição de atleta profissional voltou a pauta. Ficou decidido que cada equipe pode inscrever um atleta por equipe. Ele apenas não pode assinar súmula após 30 de junho deste ano.
Como em 2024, as praças de esportes serão avaliadas no mata-mata. Caso a Aslivata achar que o clube não tem condições de receber os jogos, será definida uma nova sede.
O lançamento da competição será em 22 de julho na sede do Sicredi Região dos Vales, em Encantado.
Clubes participantes
Imigrante e Tiradentes (Nova Bréscia), Taquariense (Taquari), Gaúcho e Canabarrense (Teutônia), Sete de Setembro (Arroio do Meio), Serrano e Navegantes (Encantado), Estudiantes (Lajeado), Ecas (Imigrante), Brasil (Marques de Souza), Gaúcho (Progresso), Juventude (Guaporé), Juventude (Vestfália), Boavistense (Boa Vista do Sul), Rudibar (Bom Retiro do Sul), Nacional (Forquetinha), EC Poço das Antas (Poço das Antas) e Brasil (Marques de Souza).