Gaúcha natural de Soledade, Júlia Guerra foi eleita a grande vencedora do Miss Universe RS 2026, evento que ocorreu na noite de domingo, 25, em Porto Alegre. A miss Santa Maria Maria Piva ficou na vice-liderança. Já a miss Flores da Cunha, Laura Calgaro, garantiu a terceira colocação.
Júlia tem 35 anos, é quiropraxista, pós-graduada em Neurociência e Gestão em Saúde. Em sua fala, representa uma mulher madura, comprometida com o cuidado, o conhecimento e o impacto social: tem como sonho fundar uma organização sem fins lucrativos voltada ao desenvolvimento cultural e social de crianças em situação de vulnerabilidade.
“Eu quero trazer a mensagem de que nós, mulheres, quando nos unimos, nos tornamos muito mais fortes. Quando a gente usa o nosso poder, a nossa voz, a nossa inteligência, a gente transforma vidas, transforma o mundo se a gente quiser. Então, eu quero mostrar que juntas, todas nós podemos fazer a diferença no mundo que a gente vive hoje em dia”, disse à repórter Letícia Paludo.
O concurso
Das 42 inscritas, apenas 15 candidatas chegaram à etapa final do concurso. O júri foi composto por 36 votantes.
As candidatas encararam uma rodada de perguntas e respostas, e foram convidadas a falar sobre temas como: “Uma figura feminina gaúcha que a inspira”; “Ódio nas redes sociais e como uma miss pode combater isso”; “Qual causa social toca seu coração e como pretende usá-la no seu reinado”; “De que forma a tragédia da enchente no RS transformou o seu olhar”; “Como mulher, como o problema do feminicídio te toca e como combatê-lo”; e “Que tipo de legado deixaria de deixar para as próximas gerações de mulheres”.
Por fim, o top 3 foi definido e consagrou a vitória de Júlia.
A nova soberana levou para casa um carro zero quilômetro. A segunda colocada ganhou uma viagem para Paris e a terceira uma viagem para a Bahia. As misses que ficaram em quarto, quinto e sexto lugares terão um fim de semana em um hotel de Gramado.