Inicia nesta segunda-feira, 26, a devolução dos valores descontados indevidamente na folha de pagamento de abril de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, INSS.
O reembolso será efetuado junto com o pagamento regular dos benefícios, que ocorre até seis de junho. Ao todo, serão retomados R$ 292 milhões.
Segundo o INSS, os descontos foram mantidos porque a folha já estava fechada quando, no fim de abril, foi determinada a suspensão dessas cobranças. Os valores foram descontados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e oito de maio, mas não foram repassados às entidades associativas. A restituição será automática.
O Instituto também alerta para tentativas de golpe e orienta que informações oficiais sobre benefícios sejam acessadas exclusivamente pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135. Caso o segurado queira reaver cobranças feitas em meses anteriores, deve registrar o pedido por esses canais.
Como forma de melhorar a segurança dos aposentados e pensionistas, desde a última sexta-feira, 23, também passou a ser obrigatória a identificação biométrica no aplicativo Meu INSS para aqueles que desejam autorizar descontos de parcelas de empréstimos consignados em seus benefícios.