Agricultores iniciam manifestações na região

PELA SECURITIZAÇÃO

Agricultores iniciam manifestações na região

Concentrações são registradas às margens da ERS-332, em Ilópolis, e ERS-129, em Encantado

Agricultores iniciam manifestações na região
Manifestação em Encantado começou neste domingo e segue em andamento nas imediações da Borracharia do Dui. (Crédito da imagem: divulgação)
Vale do Taquari

A mobilização de agricultores gaúchos em prol da securitização avança pelo estado e chega ao Vale do Taquari. Produtores de diversos municípios da região alta se reuniram às margens da ERS-332, em Ilópolis, no sábado, e na ERS-129, em Encantado, no domingo.

A concentração no primeiro ponto retorna no fim da semana. A do segundo local segue em andamento. São mais de 40 atos no Rio Grande do Sul e há programação para a interrupção total do trânsito de veículos nas rodovias na sexta-feira, dia 30 de maio, liberando apenas casos de emergência.

Assim como ocorre nos demais municípios do RS, as mobilizações não têm coordenação geral. Agricultores se reúnem em grupos de WhatsApp e convidam amigos para participar. Um dos integrantes da manifestação em Ilópolis, Fernando Luiz Dalberto, reside em Putinga e ressalta a união de esforço neste momento para chamar a atenção das lideranças políticas.

O ato ocorreu no pátio do posto de combustíveis Capão Alto. De acordo com o produtor, nova concentração está garantida para sexta-feira, provavelmente no mesmo local.

Em Encantado, a concentração ocorre na Borracharia do Dui – próximo ao trevo de acesso ao município. O ato deve ganhar força durante a semana, conta a participante Grasiela Salton. Além de pressionar o governo, buscam sensibilizar a comunidade sobre as dificuldades do agro.

“Tem gente achando que queremos o perdão das dívidas. Então, não é perdão, é reparcelar. Uma chance que o produtor precisa para continuar no seu serviço, continuar plantando, colhendo, porque foram quatro secas e mais toda essa enchente lá em 2023 e 2024”, destaca ao lembrar que toda a produção da família foi levada pelas cheias do Rio Taquari, em Cruzeiro do Sul.

Os agricultores convidam a comunidade regional a apoiar as manifestações, inclusive comerciantes, tendo em vista a importância do setor primário para a economia do Vale do Taquari, especialmente nas cidades menores. “Vergonha a gente precisaria ter se fosse caloteiro. Mas estar devendo e tentar resolver o problema e querer trabalhar não é vergonhoso”, enfatiza Grasiela.

Uma das principais articuladoras e apoiadoras das mobilizações no RS, Luciane Agazzi, garante paralisação geral na sexta-feira. De acordo com ela, somente ambulâncias serão autorizadas a passar pelos bloqueios. Ao todo, estima mais de 40 pontos de concentração até o momento, mas acredita que o número possa ser maior devido ao perfil dos atos. “Como não temos uma liderança por trás disto tudo, acabamos por não saber de determinadas situações.”

O dia 30, reforça, foi escolhido pelos produtores para a paralisação pois nesta data vencem financiamentos e demais contas. “Então muitos CPFs ficarão suspensos a partir deste dia. Vamos ter que protestar forte pra chamar a atenção.”

Nos grupos de WhatsApp os produtores são orientados a adquirirem rações e demais insumos até quinta-feira, pois nem tais produtos poderão furar os bloqueios.

Divulgação feita nas redes sociais:

Acompanhe
nossas
redes sociais