Por unanimidade, moradores do bairro São Caetano aprovaram a construção da sede definitiva da Brigada Militar de Arroio do Meio. A consulta popular ocorreu na manhã deste domingo, 25, na sede do Sete de Setembro.
A reunião contou com a presença do prefeito Sidnei Eckert, integrantes da Secretaria de Planejamento e vereadores. A escolha do novo local foi motivada após a resistência de moradores da rua Carlos Suhre do bairro Aimoré, que optaram por defender a área de lazer do bairro e se opuseram à construção de um novo quartel.
A situação gerou divergências entre moradores e o comandante do 22º BPM, Fabiano Henrique Dornelles. Agora, com a aprovação popular, o governo definiu uma nova área. Um novo projeto será encaminhado à Câmara de Vereadores para análise legislativa.
O projeto para construção de um novo prédio está em andamento pelo Departamento de Logística e Patrimônio da Brigada Militar. O recurso de quase R$ 2 milhões já foi sinalizado pelo governo do Estado. A área construída será de 330 metros quadrados, e a área mínima exigida para o terreno é de 900 metros quadrados.
Desde a enchente de setembro de 2023, a 3ª Companhia da Brigada Militar de Arroio do Meio, responsável também pelo policiamento de outros cinco municípios da região da comarca (Marques de Souza, Travesseiro, Pouso Novo, Progresso e Capitão), atende em caráter provisório.
O antigo prédio da corporação, localizado no bairro Navegantes, na esquina das ruas Campos Sales e Maurício Cardoso, foi atingido pela cheia, e as atividades foram transferidas, de forma provisória, para o centro da cidade. Inicialmente, os atendimentos foram realocados para a Rua Dr. João Carlos Machado e, atualmente, a base provisória funciona na Casa Pastoral da Comunidade Luterana São Paulo.