Foi sofrido, mas o Grêmio conseguiu a terceira vitória no Brasileirão. Em um jogo marcado por protestos da torcida na Arena, o Tricolor derrotou o Bahia por 1 a 0 na manhã deste domingo, 25, e aliviou a pressão depois do fracasso no meio da semana, quando foi eliminado na Copa do Brasil para o modesto CSA.
Vivendo sua pior fase desde que chegou a Porto Alegre, Martín Braithwaite marcou o gol de vitória gremista. O dinamarquês converteu pênalti sofrido por ele mesmo, após revisão do VAR e muitas reclamações dos jogadores do time baiano. Foi o 11° gol do centroavante na temporada, encerrando um jejum de cinco jogos sem balançar as redes.
Com o triunfo, o Grêmio sobe momentaneamente para o 12° lugar, com 12 pontos. No entanto, a equipe ainda pode perder três posições até o término da 10ª rodada, pois Fortaleza (10), Inter (10) e Vitória (9) ainda entram em campo. Já o Bahia cai para 7°, com 15 pontos.
Agora, o time comandado por Mano Menezes volta as atenções para a Copa Sul-Americana. Na quinta-feira, o Tricolor recebe o Sportivo Luqueno, às 19h. Garantido pelo menos nos playoffs, a equipe precisa vencer e secar o Godoy Cruz para ficar com a liderança da chave. Pelo Brasileiro, o próximo jogo é no domingo, 1°, contra o Juventude, em Caxias do Sul.
O Bahia segue em Porto Alegre. Na quarta-feira, 28, os comandados de Rogério Ceni fazem jogo decisivo pela última rodada da fase de grupos da Libertadores contra o Inter, no Beira-Rio. Em desvantagem na tabela, o Tricolor de Aço só avança para o mata-mata se vencer.