O Vale do Taquari possui representantes em quatro entidades municipalistas. Um fato inédito. Além da sexagenária Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), temos gestores da região na Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) e Associação dos Municípios do Sol Nascente (Amsol). E o Vale também possui representante na Granpal, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre, onde o prefeito de Taquari, André Brito (PDT), assumiu recentemente a presidência com o aval do prefeito da capital gaúcha. Ou seja, vivemos uma realidade associativista bem diferente se comparado há década passada, quando a Amvat era praticamente a nossa única entidade representativa dos Executivos municipais. Agora, se esse boom de associações é bom ou ruim ao Vale só o futuro irá nos contar. Será preciso torcer para que a maturidade atual dos respectivos presidentes persista em outras gestões. Afinal, seria muito ruim para o Vale do Taquari uma eventual indisposição e/ou ruptura entre os grupos. Muito, mesmo!
“PL não apoia governo de Estrela”
A divulgação de fotos de membros do Partido Liberal (PL) – o secretário parlamentar Felipe Diehl e o vereador Canigia – com a prefeita de Estrela, Carine Schwingel (União Brasil), causou alvoroço nos bastidores. O encontro serviu para aproximar o governo estrelense do gabinete do deputado federal Marcelo Moraes (PL), conforme as legendas das imagens nas redes sociais. Entretanto, o fato incomodou a Executiva do PL estrelense que entrou em contato com este colunista para esclarecer. “O PL de Estrela não é base do governo e não apoia o governo municipal. É um fato isolado (as fotos), pois vivemos em uma democracia. Mas não tem nada a ver com o posicionamento do PL de Estrela. No momento, trabalhamos para formar candidatos próprios à prefeitura, ou apoiar a oposição em 2028 por meio de uma coalizão. Já conversamos com João Braun (PP) e Jair Wermann (Novo)”, sustenta Adiel Krabbe. o presidente da Executiva do PL.
Prédio da Polar: um hub para potencializar empresas
O histórico prédio da antiga cervejaria Polar já foi parcialmente reocupado com espaços públicos. Entretanto, ainda há muita área nobre a ser explorada no icônico ponto em Estrela. E o governo municipal já percebeu. Aliás, a atual prefeita Carine Schwingel (União Brasil) já agiu durante a passagem como Secretária de Desenvolvimento no governo passado, ao levar o Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq) para dentro da nobre estrutura, em 2023. Desta vez, o plano é mais audacioso e prevê a atração de novas (ou já consolidadas) empresas para o local. Com vista ao Rio Taquari, e no coração central da cidade, o prédio tem capacidade para receber mais de 80 diferentes empreendimentos. Um hub para revigorar o centro e remobilizar a economia deste município que acaba de completar incríveis 149 anos de vida.
Comitiva do Vale no Peru
Prefeito de Encantado, Jonas Calvi, e o Coordenador Regional da Defesa Civil, Helio Schauren, representam o Vale do Taquari na Missão sobre Respostas a Emergências e Desastres, evento organizado pela OIM (órgão ligado à ONU) e que ocorre entre 22 e 25 de maio em Lima, no Peru. O objetivo é trocar experiências em preparação e resposta a emergências, facilitar o intercâmbio de melhores práticas entre o governo do Rio Grande do Sul (e o Vale) e entidades peruanas sobre acolhimento emergencial, com ênfase em estratégias locais e comunitárias para inundações. A escolha de Lima se baseia na experiência com inundações sucessivas nos últimos anos e eventos históricos relacionados ao fenômeno El Niño (especialmente em 1983 e 1997), o que fortaleceu o Sistema Nacional de Gestão e Riscos de Desastres, algo fundamental ao nosso Estado, e, claro, ao Vale do Taquari. Também participam da comitiva o Secretário Estadual de Desenvolvimento Social do RS, Roberto Fantinel, além de representantes da OIM Brasil e do SESC.
E a área do DAER?
O governo de Lajeado ainda não decidiu o que fazer com a nobre área que pertencia ao Daer, no entroncamento da Av. Benjamin Constant com a Av. Alberto Pasqualini. Em março passado, em entrevista para a Rádio A Hora, a prefeita Gláucia Schumacher (PP) falou sobre a intenção de apresentar um projeto de “uso misto” do terreno avaliado em quase R$ 20 milhões, além de acelerar a ampliação da travessa Cristiano Schmidt, via que conecta a Rua João Abott com a Av. Benjamin Constant. E a partir da indefinição do poder público, “pipocam” sugestões. Já teve vereador pedindo uma nova prefeitura no local. Empresários defendem uma permuta com a iniciativa privada em troca da construção de ferramentas públicas em outros pontos da cidade (creches ou postos de saúde). E há quem defenda a construção de um terminal rodoviário municipal na área frontal do terreno, reservando o restante da área para investimentos por parte da iniciativa privada.
TIRO CURTO
- Teutônia celebra 44 anos neste sábado em meio a um momento ímpar ao desenvolvimento da cidade. Considerada um “porto seguro” durante os períodos mais angustiantes das recentes tragédias climáticas, o município tem recebido novos moradores e investidores. E mais. A Cooperativa Languiru já demonstra sinais positivos de sobrevivência no mercado.
- A Cooperativa Certel, nascida em Teutônia, celebra na próxima terça-feira, a partir das 10h30min, o reestabelecimento da Hidrelétrica Salto Forqueta, situada no Rio Forqueta, entre Putinga e São José do Herval. A estrutura foi duramente atingida pela enchente de maio de 2024.
- Encantado sedia a terceira edição do evento Cidades Colaborativas, dentro do Seminário Brasileiro do Municipalismo. O evento ocorre entre os dias 10 e 14 de junho e conta com apoio da Amvat, Amat, CIC/VT, Amturvales, Famurs, UVB, entre outros dos setores público e privado.
- Maneco Hassen (PT) confirmou que o governo federal prorrogou por mais seis meses o período de funcionamento da importante Secretaria de Reconstrução no RS, um elo entre líderes regionais e os representantes do presidente Lula.