Prefeitos garantem integração entre associações

VALE DO TAQUARI

Prefeitos garantem integração entre associações

Mesmo com criação da Amat e a Amsol, gestores descartam divisão da força regional e mantém diálogo em temas estratégicos em paralelo de demandas locais

Prefeitos garantem integração entre associações
Foto: FILIPE FALEIRO
Vale do Taquari

Em debates de projetos que impactam o desenvolvimento da região, busca por recursos financeiros, auxílio em momentos de crise, compras coletivas ou parceria para construção de pontes ou pavimentação de ruas. Em todas estas demandas, a característica marcante no Vale do Taquari é a mobilização conjunta dos prefeitos articulados dentro das associações de municípios.

Apesar de novos grupos terem sido criados nos últimos anos, os presidentes destas entidades garantem que o crescimento regional segue como prioridade e os núcleos em cada setor do Vale representam a oportunidade de discutir pautas locais e manter a união de esforços para os temas mais abrangentes.

O exemplo mais recente está na Associação dos Municípios do Sol Nascente (Amsol). Fundado em março deste ano, o grupo é liderado pelo prefeito de Teutônia, Renato Altmann, que não considera a formação do grupo como uma desconexão com o restante das cidades.

“Há demandas diferentes dentro da nossa região. Há prefeitos da Amsol na diretoria da Amvat, porém temos pautas próprias em várias frentes. Seguimos sendo Vale, mas precisamos lutar por nossas questões locais também”, acrescenta.

A Amsol prioriza a conquista dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Ouro Branco (HOB). As articulações envolvem o governo estadual e a iniciativa privada para a obtenção de recursos na casa dos R$ 15 milhões.

Relação entre Amvat e Amat

Em junho de 2022, os municípios da parte alta anunciaram a desfiliação da Amvat, a mais antiga associação de municípios da região, criada em 1961. O afastamento ocorreu por posicionamentos distintos no debate sobre a concessão de rodovias e a discussão sobre um reposicionamento da praça de pedágio situada na ERS-130, em Encantado.

Por mais que descartem uma unificação, as entidades mantêm uma construção de temas estratégicos e sustentam no Consórcio Intermunicipal de Serviços (Consisa-VT) um vínculo oficial.

Para o presidente da Amvat e do G-8, o prefeito de Sério, Moisés de Freitas (MDB), a forma como ocorreu o rompimento não foi a adequada, porém o assunto está superado. “Criar uma nova associação só é prejudicial quando tem rupturas, descontentamentos. Hoje a relação está 100% boa com todos os gestores”, analisa.

Freitas exemplifica que a Amvat funciona como um grande guarda-chuva para os grupos regionalizados e oferece suporte nos debates considerados mais estratégicos, com ou sem vínculos associativos. “O que for conjunto alcançamos um a mão para o outro”, conclui.

Amat estabelece prioridades

A Amat integra 19 cidades e tem na presidência o prefeito de Muçum, Mateus Trojan (MDB). Segundo o gestor, as especificidades de cada parte do Vale modificam o que é tratado como prioridade e provoca espaços para construções direcionadas.

“Quando é preciso a gente junta esforços e solicita as situações de maneira conjunta. Um exemplo é a concessão de rodovias e o formato do Consisa-VT, nosso consórcio que atende as cidades para diversos serviços”, comenta.

Trojan detalha que a Amat tem na recuperação das ferrovias para a retomada dos passeios do Trem dos Vales, a ponte de Santa Bárbara do Sul, pavimentação da ERS-129, entre Roca Sales e Colinas e recuperação do projeto denominado “Pelos Caminhos do Pão e Vinho”, que aproxima o Vale da Serra.

A formação das associações regionais

  • Amvat – Arroio do Meio, Bom Reitor do Sul, Boqueirão do Leão, Canudos Do Vale, Capitão, Colinas, Cruzeiro do Sul, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Paverama, Poço Das Antas, Pouso Novo, Progresso, Santa Clara do Sul, Sério, Tabaí, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Venâncio Aires, e Westfália
  • Amat – Roca Sales, Encantado, Muçum, Doutor Ricardo, Relvado, Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Anta Gorda, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados, Guaporé, Arvorezinha, Putinga, Ilópolis, Santa Tereza, Itapuca, São Valentim do Sul, Capitão e Travesseiro
  • Amsol – Teutônia, Westfália, Colinas, Imigrante, Boa Vista do Sul, Poço das Antas, Fazenda Vila Nova e Paverama
  • G8 – Sério, Marques de Souza, Progresso, Boqueirão do Leão, Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul, Canudos do Vale e Forquetinha

Acompanhe
nossas
redes sociais