Lajeado recebe neste fim de semana uma programação especial com teatro de bonecos que valoriza a diversidade e resgata a contribuição do povo negro na construção da identidade cultural do Rio Grande do Sul. A Trupi di Trapu, companhia de Porto Alegre, apresenta três espetáculos premiados e abertos ao público de forma gratuita: O Lanceirinho Negro, Carolina e Outras Vozes e Bandele.
Na plateia, famílias se emocionam, aprendem e se divertem juntas. O empresário Paulo Koetz e a profissional de educação física Letícia Hartmann levaram a filha Amália, de 5 anos, para assistir ao espetáculo. “A gente trouxe a nossa pequena para aprender e compartilhar com ela um pouco da nossa cultura”, conta o pai. “Eventos gratuitos para a comunidade são uma grande oportunidade para se divertir um pouco em família”, completa a mãe.
As crianças se encantaram com os bonecos e as histórias. “Eu gostei de tudo”, disse Amália. Já Maria Luísa destaca a música, enquanto Júlia Ferrari se divertiu com os bonecos e “a professora”.

Amália Hartmann Koetz (5); Júlia Ferrari Joaquim (6); e Maria Luísa Cândido Leonhardt (5).
O ator e produtor Yannikson celebra a estreia de O Lanceirinho Negro no município. “É um espetáculo infanto-juvenil muito legal, que fala sobre os Lanceiros Negros e a importância de lembrar o nome deles na história do nosso estado”, destaca. “Estamos trazendo muito teatro para Lajeado com vários horários e apresentações gratuitas para todas as idades.”
Programação
Sábado, 24/05, às 17h – O Lanceirinho Negro (infantojuvenil)
Local: Ginásio de esportes do bairro Santo Antônio
Sábado, 24/05, às 20h – Carolina e Outras Vozes (adulto)
Local: Esporte Clube Guarani – Rua Henrique Carlos Becker, 790 – Igrejinha
Domingo, 25/05, às 15h – Bandele (infantil)
Local: Parque Ney Santos Arruda – Rua Osvaldo Aranha, Centro
Em caso de chuva, será transferido para a Casa de Cultura
Sobre os espetáculos
Bandele, com direção de Leandro Silva, é inspirado no livro de Eleonora Medeiros e narra a jornada de um menino que, guiado pelos espíritos do Baobá, resgata a história de sua aldeia africana. A peça celebra a oralidade e a tradição griô.
O Lanceirinho Negro, dirigido e protagonizado por Mayura Matos, adapta a obra de Angela Maria Xavier Freitas e acompanha um menino que se conecta às histórias do avô sobre os Lanceiros Negros, destacando a importância da herança cultural afro-brasileira.
Carolina e Outras Vozes, com direção de Alessandra Souza, mergulha no cotidiano de Carolina Maria de Jesus, escritora e favelada, com base em sua obra “Quarto de Despejo”, e traz à tona as múltiplas vozes da mulher negra.
A circulação da Trupi di Trapu pelo estado é viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio do Edital SEDAC nº 26/2024 – Artes Cênicas, com apoio da Prefeitura de Lajeado e da Secretaria da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secel).
A cidade foi escolhida para integrar a circulação da companhia por ter sido um dos municípios atingidos pela enchente de maio de 2024. As apresentações promovem cidadania cultural ao tratar temas como igualdade étnico-racial e memória histórica afro-brasileira, com intérpretes de Libras em todas as sessões.