O reflorestamento às margens do Rio Forqueta ganhou novos aliados, em Arroio do Meio. O Grupo Ambiental (GA), formado por alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Back, protagonizou uma ação de conscientização e cuidado ambiental ao plantar 75 mudas de árvores nativas. A iniciativa foi idealizada junto ao Camping do Irineu, área de lazer afetada pelas enchentes de 2024.
O plantio fez parte do ciclo de ações da terceira edição do projeto Juntos Plantando Árvores, promovido pela Estação Semear, em parceria com a Certel Cooperativa, o Fundo Casa Socioambiental e a Vital Terra. Ao todo, o projeto realizou 16 ações neste ano, com o objetivo de reflorestar áreas degradadas e sensibilizar a comunidade para a importância da preservação ambiental.
Antes do plantio, os estudantes participaram de um almoço coletivo e de uma roda de conversa sobre a importância das árvores para a vida. “Aqui plantamos 75 mudas de sarandi e caliandras para auxiliar na reconstrução desse espaço”, explicou Laíza Pitol, da Estação Semear.
A iniciativa também fortaleceu os laços entre escola e comunidade. Viviana Casaril, proprietária do camping, destaca o impacto da enchente e a importância de ações como essa. “O nosso espaço foi bastante atingido pela enchente do ano passado. Ficamos com as atividades paradas por um período e precisamos revitalizar”, lembra. “Ficamos felizes porque entendemos que também temos uma função social: embora sejamos um estabelecimento, temos a função de receber escolas e adolescentes para fazer parte do ensino”.
Além da ação no Rio Forqueta, o GA da EMEF Arlindo Back realiza diversas ações focadas no meio ambiente. A exemplo, há ações de coleta de resíduos, plantio de chás e produção de repelente natural.