Prevenir acidentes causados por queimaduras é o objetivo da campanha Junho Laranja, que prevê uma série de atividades para discutir o tema. Este ano, a iniciativa busca refletir sobre a violência contra a mulher relacionada às queimaduras. Em Lajeado, uma das atividades ocorre no dia 6, no Teatro Univates.
O momento, aberto ao público, conta com a apresentação de uma peça teatral dirigida por Anderson Balhero, que aborda as situações mais comuns de queimaduras e como preveni-las. O evento inicia às 19h30min.
À nível nacional, a campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e também busca por melhorias nas políticas públicas de atendimento às vítimas de queimaduras.
De acordo com a entidade, o tema deste ano foi motivado pelo número de notícias de vítimas de feminicídio ou tentativa de feminicídio, nas quais o fogo ou substâncias corrosivas, como o ácido, foram utilizados como meios de agressão à mulher.
Atual vice-presidente da SBQ, a enfermeira Dra. Raquel Pan estuda a temática desde 2018. Naquele período, além dela, pesquisadores da Austrália e do Canadá fizeram uma revisão sobre a ocorrência de violência por queimaduras contra mulheres e meninas no mundo.
Um dos principais desafios encontrados pelas pesquisadoras foi a escassez de dados sobre esse tipo de violência, resultado da subnotificação.
“A gente tem visto diferentes formas de violência contra a mulher, incluindo as queimaduras. Então, é importante a gente falar sobre esse assunto para as pessoas relatarem para o centro de tratamento, unidades de emergência, de pronto atendimento, que recebem os pacientes queimados em diferentes regiões do nosso país”, reforça Raquel.
A campanha ainda tem o objetivo de sensibilizar profissionais de saúde, comunidade e vítimas sobre a importância da notificação e denúncia dos casos de violência por queimaduras, além de promover formas de colaboração para a redução da ocorrência.
Serviço
Peça teatral sobre Junho Laranja
Data: 6/6
Horário: 19h30min
Local: Teatro Univates