Conhecida como a Capital Nacional do Canto Coral, a cidade leva já em seu nome uma referência à colonização alemã do território: Teutônia, que remonta ao antigo povo teutão.
A povoação da localidade por imigrantes alemães começou por volta da década de 1860. Conforme dados da administração municipal, em 1858, o comerciante Carlos Schilling, adquiriu terras para dar início à colonização de Teutônia. Registros mostram que, nesse mesmo ano, a câmara de vereadores de Taquari oficializou a criação da Colônia Teutônia.
A primeira picada aberta em Teutônia foi a Glück Auf (hoje Bairro Canabarro), dividida em 48 lotes já no ano de 1858. A Picada Hermann (Linha Germano) foi aberta em 1860, seguida pela Picada Boa Vista e Frank.
Os primeiros movimentos a favor da independência política de Teutônia iniciaram ainda em 1963. Mas somente em 1981, foi criado o município de Teutônia. Na época, a comunidade escolheu o dia 24 de maio como aniversário porque foi nesta data que ocorreu o plebiscito que aprovou a emancipação da cidade.
Há 20 anos, câmara entregava títulos de Cidadão Teutoniense
Há 20 anos, a câmara de vereadores de Teutônia realizava uma sessão solene em comemoração aos 24 anos de emancipação do município. Na noite, foram entregues títulos de Cidadão Teutoniense ao tradicionalista Leodi Luiz Pavi, ao escrivão da Polícia Civil de Teutônia, Telmo Paulo Rodrigues de Oliveira, e ao presidente do Corpo de Bombeiros, Francisco Abrahão.
Defesa Civil ampliava monitoramento de chuvas no RS
A Defesa Civil do Estado anunciava a instalação de 500 pluviômetros no Rio Grande do Sul, um equipamento para cada cidade do Estado, que mediria a quantidade de chuvas em cada local. O objetivo era antecipar situações de alerta às comunidades, em especial, em razão das enchentes.
O projeto era uma parceria com a Brigada Militar e o Banrisul. Um total de 500 pluviômetros tinham sido repassados ao Estado. Eles seriam instalados nos postos da Brigada Militar de cada cidade.
As unidades da BM colocariam as informações do equipamento no sistema da Defesa Civil do Estado. No Vale do Taquari, seriam instalados 14 pluviômetros que fariam leituras três vezes ao dia.
O sistema começou a operar no início de 2006 e as informações poderiam ser consultadas no site da Defesa Civil. Ao todo, 491 cidades receberam os pluviômetros, que faziam a leitura do nível de chuvas todas as manhãs.
Sábado é
- Dia da Infantaria
- Dia do Datilógrafo
- Dia do Telegrafista
- Dia do Vestibulando
- Dia Nacional do Café
- Dia Nacional do Cigano
- Dia Nacional do Milho
- Dia Mundial da Pessoa com Esquizofrenia
Santo do dia 24: Nossa Senhora Auxiliadora
Domingo é
- Dia da Indústria
- Dia do Massagista
- Dia Nacional da Adoção
- Dia do Trabalhador Rural
- Dia Internacional das Crianças Desaparecidas
- Dia do Orgulho Geek
- Dia da Costureira
- Dia Internacional da Tireoide
- Dia da África
Santo do dia 25: Santa Maria Madalena de Pazzi