Celebrando os 44 anos de emancipação neste sábado, 24, o governo de Teutônia, sob a liderança de Renato Altmann (PSD) e Evandro Biondo (MDB), tem como prioridades a saúde e o planejamento urbano, com foco na atualização do Plano Diretor. “Não me preocupo com a quantidade, mas sim em oferecer políticas públicas de qualidade, que atendam de forma eficaz às necessidades da população”, afirma o prefeito.
Conforme Altmann, a saúde já era uma das prioridades desde o período eleitoral, quando se constatou que o sistema demandava altos custos, mas os resultados ainda não eram satisfatórios. Em 2024, aproximadamente 30% do orçamento municipal foi destinado à saúde. No entanto, o prefeito reconhece que diversas demandas estavam represadas.
Uma das apostas da gestão para reverter esse cenário é a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Ouro Branco, o que também abriria caminho para a criação de um polo de saúde regional. O valor estimado para a instalação da UTI é de R$ 15 milhões e o projeto já conta com o apoio de diversos municípios.
“A região está abraçando a causa. Não se trata de uma pauta municipal, mas regional. Quando tivermos leitos de UTI no Hospital Ouro Branco, vamos desafogar outras estruturas de saúde. Pessoas de todo o estado vão procurar atendimento aqui”, destaca Altmann.
Outro tema tratado com ênfase é a atualização do Plano Diretor, que, segundo o vice-prefeito Evandro Biondo, não deve ser visto como um documento estático, mas em constante processo de modernização. Desatualizado há alguns anos, o plano está sendo reavaliado e deve passar por atualizações ainda em 2025.
Entre os pontos já analisados está a necessidade de melhorias na infraestrutura viária, especialmente no lado oeste da Via Láctea. ‘Temos muitos loteamentos, e a atual estrutura dificulta a mobilidade. Se houver uma obstrução, por exemplo, ficamos com apenas uma rota, o que trava completamente o tráfego. Também é urgente melhorar a estrada entre Teutônia e Languiru, e de Languiru até Canabarro”, ressalta Biondo.