No dia 24 de maio, Teutônia celebra 44 anos de emancipação política. Mesmo jovem, município se destaca pela trajetória de crescimento econômico e social – e também pela maneira como constrói o desenvolvimento, por meio de parcerias entre o poder público, setor privado e entidades comunitárias.
Prefeito Renato Airton Altmann destaca uma essência muito bem definida. “É uma cidade que nasceu a muitas mãos. De origem alemã, mas que hoje abriga uma grande diversidade cultural. Somos um município comunitário, onde o associativismo é uma marca muito presente e, sem dúvida, uma das engrenagens que move nosso desenvolvimento”, afirma.
Segunda maior economia do Vale do Taquari aposta na valorização das empresas locais, no fortalecimento do setor primário e na atração de novos investimentos que estejam alinhados a três pilares: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e preservação ambiental. “Nosso foco não é apenas crescer em número de habitantes, mas sim oferecer políticas públicas de qualidade. Crescer com equilíbrio, fortalecendo todos os setores”.
Educação e saúde são prioridades
Na área da educação, município tem apostado na ampliação de vagas na educação infantil, inclusive por meio de parcerias com instituições privadas, e na formação de jovens, através de projetos voltados ao empreendedorismo e à educação financeira.
Na saúde, uma das principais mobilizações atuais é a busca de recursos para viabilizar a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que faz parte do projeto Polo de Saúde do Hospital Ouro Branco. Proposta também é construída em parcerias e busca atender demanda microrregional de cerca de 65 mil habitantes. “A UTI não é mais uma opção, é uma necessidade. Toda a região precisa”, explica Altmann.
Além disso, gestão revisa estruturas e contratos na área da saúde, com objetivo de otimizar recursos e ampliar atendimentos, especialmente na redução das filas para cirurgias e exames.
Microrregião forte
A atuação conjunta com municípios da microrregião também tem sido fundamental na busca por melhorias de infraestrutura e desenvolvimento. Entre as pautas prioritárias está o pleito pela reclassificação da ERS-419, que liga Teutônia a Poço das Antas, com o objetivo de viabilizar investimentos na rodovia. “Quando unimos forças com os municípios vizinhos, os pleitos ganham mais representatividade e peso. Isso é fundamental para destravar investimentos que beneficiem toda a microrregião”, destaca o prefeito.
Além da infraestrutura, as parcerias regionais também miram o fortalecimento do turismo, aproveitando os atrativos locais e criando oportunidades para geração de renda e desenvolvimento sustentável.
Eventos marcam aniversário
Fiel à vocação associativista, Teutônia também constrói suas comemorações de aniversário através de parcerias. Na sexta, integra movimento que organiza show Pra Sempre Rock Gaúcho – proposta que vista angariar recursos para o projeto do Hospital Ouro Branco. Evento envolve mais de 20 empresas parceiras. Programação conta com espetáculo da Orquestra Henrique Uebel, com nomes do rock gaúcho e artistas locais. No sábado, município propõe projeto Frutos do Saber. Proposta une momentos de contação de história, apresentações musicais e culturais, além da distribuição gratuita de 10 mil livros. Evento tem parceira da Câmara Municipal de Vereadores.