A Hidrelétrica Salto Forqueta, da Cooperativa Certel, localizada entre os municípios de São José do Herval e Putinga, retomará suas atividades na próxima terça-feira, 27.
A barragem sofreu um desmoronamento na ombreira direita durante a cheia de maio de 2024 e passou por um processo de recuperação que durou um ano, com um investimento superior a R$ 50 milhões.
O vice-presidente da Certel, Daniel Sechi, destaca que, em termos de potência, a usina manterá sua capacidade original. No entanto, a estrutura foi ampliada e hoje alcança 150 metros de extensão.

Vice-presidente da Cooperativa Certel, Daniel Sechi (foto: Grasi Nabinger)
Mesmo com o alto valor investido, o presidente da cooperativa, Erineo Hennemann, afirma que não houve reajuste na tarifa para os consumidores. Ele reforça que os valores são regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Tudo foi planejado. Organizamos uma estratégia e estruturamos um plano de ação, definindo prazos e buscando os recursos necessários. O investimento foi viabilizado por meio de empréstimos e parcerias”, explica.