Lajeado recebe de hoje até domingo uma das maiores competições de basquetebol master do Brasil. O ginásio do Colégio Evangélico Alberto Torres será palco de 17 partidas, envolvendo 16 equipes e mais de 150
atletas nas categorias 50+, 60+, 70+ e 80+.
Entre atletas, comissão técnica, arbitragem e acompanhantes, serão cerca de 200 participantes na segunda etapa do Encontro Gaúcho de Basquete Master.
A equipe anfitriã da etapa é a Lajeado Basketball, criada no início do ano passado e que recebe com alegria a competição pela primeira vez. “Está sendo uma grande alegria, desafio e honra receber este encontro pela primeira vez. Parece um evento simples, mas exige uma logística bastante interessante. São várias equipes, envolve arbitragem, disponibilidade de ginásio e todo o aparato que uma competição exige”, destaca Carlos Henrique Lagemann, 52, atleta da equipe lajeadense.
Em 2025 o Encontro completa oito anos de existência. São realizadas quatro etapas anuais. Participam equipes de Santa Maria (AVABSM), Santa Cruz do Sul (Bola Laranja), Rio Grande (ARVB), Porto Alegre (ABPA), Rivera (Sarandi) e Lajeado. A atual etapa recebe ainda a participação especial de um time de Montevidéu.
Lagemann lembra a responsabilidade e satisfação em receber tantos atletas e amigos. “Estamos muito motivados para fazer a diferença. Um encontro memorável para que as pessoas levem a melhor lembrança possível da nossa região.”
Mudança de hábitos e qualidade de vida
Criado apenas com a equipe 50+, o evento deste fim de semana marca o ingresso do time 60+ da equipe lajeadense. Lagemann cita o quanto a rotina de treinos e encontro com os amigos tem influenciado no dia a dia. “Tem pessoas que faziam anos que não praticavam esporte ou pegavam uma bola de basquete, e que voltaram a se exercitar, melhoraram sua qualidade de vida. A gente brinca muito entre nós, que todo mundo se machuca, se lesiona, faz parte. Mas é algo que vale a pena. Pessoas que considerávamos que nunca mais iriam praticar um esporte voltaram para jogar basquete com a gente.”
Ele cita também a mudança de rotina e hábitos. “Temos atletas que entraram na academia, começaram a praticar uma caminhada, correr, ingerir menos bebida alcoólica, comer melhor. A gente brinca muito, se diverte, mas notamos que há um efeito muito positivo na nossa saúde. Criamos uma espiral positiva a partir do time. Inclusive com amigos que há anos não se juntavam, ou amizades que foram criadas a partir da equipe.”
Mais que uma competição
Estarão em Lajeado atletas que participaram de grandes clubes do estado, de seleções gaúchas e brasileiras desde os tempos áureos do basquete, ainda atuantes nas equipes participantes, mais os atletas que disputaram recentemente Campeonato Mundial, Pan-Americano e o Campeonato Brasileiro Master, entre outros grandes atletas de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina.
Em especial destaque atletas com passagem pela Seleção Brasileira, casos de Evandro Saraiva e Eduardo Lawson, e atletas Campeões Nacionais em 1994 pelo Pitt/Corinthians: Cruxen e João Batista.
Na programação do evento, além dos jogos nas categorias 50+, 60+, 70+ e 80+, está prevista uma partida exibição entre equipes do Ceat, palestra com Eduardo Lawson para alunos da escola e um jantar de integração entre atletas.
Agenda
Hoje
14h30min – 80+ – AVBRS x Combinado RS
16h – 70+ – AVABSM x ABPA
17h30min – 70+ – Sarandi/ARVB x UVBU
19h – 60+ – ABPA x AVABSM/ACM
20h30min – 50+ – Lajeado Basketball x Sarandi
Amanhã
8h – Livre – Ceat A x Ceat B
9h – 50+ – Bola Laranja x AVABSM
10h30min – 60+ – Lajeado Basketball x Sarandi
12h – 80+ – Combinado RS x AVBRS
14h – 50+ – ABPA x Sarandi
15h30min – 60+ – Bola Laranja x ABPA
17h – 70+ – UVBU x ABPA
18h30min – 70+ – Sarandi/ARVB x AVABSM
Domingo
8h30min – 60+ – AVABSM/ACM x Sarandi
10h – 60+ – Lajeado Basketball x Bola Laranja
11h30min – 50+ – ABPA x AVABSM
13h – 50+ – Lajeado Basketball x Bola Laranja