Caravana Educame reúne 260 alunos da Leopoldo Klepker

PROGRAMAÇÃO EM TEUTÔNIA

Caravana Educame reúne 260 alunos da Leopoldo Klepker

Teatro e oficina integraram a programação na manhã desta quarta-feira, em Teutônia

Caravana Educame reúne 260 alunos da Leopoldo Klepker
Pela parceria com o programa Educame, a escola Leopoldo Klepker recebeu a placa de “Embaixada do Meio Ambiente”. (Fotos: Luciane Eschberger Ferreira)
Teutônia

O pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldo Kepkler, em Teutônia, se transformou em um grande teatro ao ar livre. Cadeiras alinhadas e olhares atentos aguardavam o início da programação da Caravana Educame, do programa Educação Ambiental na Escola, do Grupo A Hora, na manhã de quarta-feira, 14.

O personagem “Por Que” entrou em cena e logo despertou a curiosidade e prendeu a atenção dos 260 alunos do turno da manhã. A peça “Educa-me, por quê?” aborda as questões ambientais, como o uso da água, as enchentes e o descarte correto dos resíduos. O personagem estimula a plateia a fazer perguntas, porque cada resposta amplia os conhecimentos.

Os colegas Emilly Egewarth dos Santos, 11, Mikaelly Beutler da Silva, 11, e Luis Henrique da Silva Tavares, 12, curtiram a programação. Acharam o “Por Que” divertido, elogiaram o figurino e consideraram importante falar sobre o tema água. “A música também foi muito legal”, acrescentou Mikaelly.
Depois da apresentação, cada turma pode tirar foto com o “Por Que”.

Os colegas Emilly, Mikaelly e Luis Henryque gostaram da programação

Por que?

As coordenadoras pedagógicas da Secretaria de Educação de Teutônia, Leandra Gonçalves e Marlice Mueller Feldkircher, e o secretário Evandro Biondo acompanharam a programação. Leandra, que atua no Ensino Fundamental, destaca a relevância do tema, tendo em vista a enchente de 2024. Também observa que o personagem explicou de forma lúdica como ocorre o fenômeno. “É uma maneira de educar e conscientizar.”

O título da peça e o nome do personagem chamaram a atenção de Marlice, responsável pela parte pedagógica da Educação Infantil no município. “O nome da peça, muito criativo, já faz pensar. E a forma como foi apresentada atingiu as crianças e os adolescentes.”

Oficina

Logo depois do espetáculo teatral, os alunos do 6º ano participaram da oficina “Repórter Ambiental Mirim”. Conheceram o símbolo do jornalismo, a raposa. Aprenderam a identificar os assuntos que são notícia, de acordo com os critérios de noticiabilidade e receberam material de apoio para auxiliar na elaboração de textos. A intenção é que produzam matérias para serem publicadas no suplemento impresso do Educame.

Solenidade

O vice-diretor Clovis Adilson Hauenstein abriu as atividades na manhã de ontem. Ele destacou que iniciativas como a caravana enriquecem o ambiente escolar e proporcionam vivências que contribuem para a formação integral dos estudantes. A troca de saberes fortalece o compromisso da Leopoldo Klepker em oferecer uma educação de qualidade, humanizada e transformadora. Hauenstein ainda observou que a escola desenvolve diversas ações voltadas para o meio ambiente, como o projeto LK Sustentável, e demonstra constante preocupação com temas relacionados à sustentabilidade. “A Caravana soma-se a esse esforço coletivo, reafirmando nosso compromisso com a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.”

Acompanhe
nossas
redes sociais