Após décadas, o Calçadão de Estrela novamente se transforma em espaço de
lazer. Durante reunião entre representantes do comércio e a administração municipal, ficou definido o bloqueio do fluxo de veículos aos fins de semana no
trecho da rua Fernando Abott. A medida entrou em vigor no dia 17 de maio, com o objetivo de fortalecer o comércio local e oferecer mais segurança aos pedestres.
A proposta surgiu após apresentação de um projeto que prevê restauração na área do Calçadão. Vice-presidente de eventos da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços e Agronegócio (Cacis) e lojista, Leandro Kremer destaca que a iniciativa busca atrair mais pessoas ao espaço e transformar em um centro de convivência.
“O projeto coloca a área como um local de lazer. Portanto, o bloqueio ainda ocorre em caráter experimental, para que seja analisada a aceitação da população. Mas já foi percebido uma circulação maior de pessoas. Sabemos que é uma construção, mas a expectativa é de que isso aumente”, explica Kremer.
Os trechos da rua Fernando Abott devem ficar bloqueados entre as ruas Marechal Floriano e Coronel Flores das 8h às 17h. A sinalização é feita com cones e o fluxo fica liberado nas vias transversais. A expectativa é que a medida também gere um aumento de circulação de pessoas e também de vendas ao comércio.
“Acreditamos que a longo prazo as pessoas vão estar habituadas a frequentar o Calçadão como um espaço de lazer. Então é uma iniciativa que agrega valor e traz segurança”, reforça o vice-presidente. O fim de semana será novamente marcado pelo Festival do Chucrute e a expectativa é receber inúmeros visitantes de outras cidades.
Projeto de restauração
A prefeita Carine Schwingel informa que o projeto de restauração apresentado tem foco na redução dos impactos das chuvas. A proposta inclui a implantação de jardins de chuva, que auxiliam na retenção da água e evitam alagamentos em áreas mais baixas do centro. O dispositivo tem aparência de um jardim normal, mas, na prática, traz benefícios.
A iniciativa faz parte do projeto “Verde Urbano”, que será expandido para outros pontos da cidade. Os jardins possuem solo mais permeável, o que contribui para o controle de alagamentos e a regulação da temperatura. Também está prevista a construção de um Parque Linear com bacia de retenção ao longo da Rua dos Marinheiros.