“A gente passa a ter uma dimensão nacional do curso de Pedagogia”

ABRE ASPAS

“A gente passa a ter uma dimensão nacional do curso de Pedagogia”

Pedagoga, mestre e doutora em Educação, a professora Cláudia Inês Horn, 44, da Univates, foi nomeada para integrar a Comissão Assessora de Área (CAA) de Pedagogia do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sua nomeação é um reconhecimento à trajetória acadêmica e ao trabalho desenvolvido na formação de professores

“A gente passa a ter uma dimensão nacional do curso de Pedagogia”
Foto: divulgação

O que te motivou a cursar e fazer carreira nesta área?

Eu sempre gostei muito de estar com pessoas. Lá no Ensino Médio, quando eu ainda estava construindo uma projeção profissional, eu considerei muito essa possibilidade de trabalhar com pessoas. Fui para a área da educação. Fiz o magistério e, na sequência, o curso de Pedagogia na Univates. Logo comecei a trabalhar com crianças no turno oposto. Passei num concurso, e comecei a trabalhar em sala de aula. Quando terminei a Pedagogia, fiz uma especialização em Educação Infantil. Cursei mestrado na UFRGS e doutorado na Unisinos. Tive a oportunidade de viver vários cargos dentro da educação. A partir de 2010 inicio minha trajetória como professora na Univates. Hoje, sou docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e em Ensino de Ciências Exatas, além de atuar em cursos de licenciatura na Univates.

Como tem sido sua trajetória até aqui?

Na Univates, tenho um grupo de estudos chamado Infância, Docência e Educação Infantil. Nesse grupo, reúno interessados que querem estudar junto comigo. Eu tenho um projeto de pesquisa com fomento externo, aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), que sobre a participação das crianças nas escolas de Educação Infantil e na cidade.

Como ocorreu esse convite para participar da Comissão Assessora de Área de Pedagogia do Inep?

Em fevereiro fui surpreendida com um convite do Inep, vinculado ao Ministério da Educação, para compor a Comissão Assessora de Avaliação do ENADE, Licenciatura Pedagogia. Eles chegaram até mim analisando o meu currículo. Pesquisam profissionais que têm um bom currículo e que também trabalham em universidades que têm as melhores avaliações. Encontram a Univates e me encontram. Estou numa comissão com mais sete professores de diferentes regiões do Brasil. Sou a única da região Sul.

De que forma acredita que possa contribuir integrando essa comissão?

Fiquei muito honrada em receber esse convite, uma vez que as aprendizagens são inúmeras. Uma delas é a possibilidade de adquirir uma dimensão nacional dos cursos de Pedagogia; a outra é conhecer um pouco dos bastidores da elaboração da prova do ENADE. O perfil do egresso do curso de Pedagogia, as competências e as habilidades definias para o futuro pedagogo, bem como os objetos de conhecimento devem fazer parte do Projeto Pedagógico dos curso de Pedagogia do Brasil e fora, também integram as contribuições desta comissão.

Acompanhe
nossas
redes sociais