“Leitura é a relação entre cérebro e linguagem”

Educação

“Leitura é a relação entre cérebro e linguagem”

Grupo A Hora lança hoje, 22, o projeto Leia. A iniciativa é uma resposta aos impactos do analfabetismo funcional e ao uso excessivo de telas

“Leitura é a relação entre cérebro e linguagem”
Foto: Andreia Rabaioli
Lajeado

O Grupo A Hora lança, nesta quinta-feira, 22, no Teatro Univates, em Lajeado, o projeto Leia. A iniciativa surge como uma resposta aos impactos do analfabetismo funcional e do uso excessivo de telas por parte da população. Conforme a secretária municipal de Educação de Lajeado, Adriana Vetorello, o projeto chega em boa hora.

“Leitura é a relação entre cérebro e linguagem, em que o leitor assume a interpretação do sentido, busca novas ideias e as confronta com outras leituras. Faz pensar, cria um novo texto com a própria narrativa e estabelece essa relação porque é um ato social”, afirma Adriana.

O Leia terá como pilar principal o caderno Leia-me, publicado às terças-feiras e aos sábados, voltado ao público infantil. Além do material lúdico e conteúdo escrito na linguagem típica do leitor juvenil, o projeto também contará com ações em escolas, feiras e concursos para professores.

Coordenador-geral do projeto, Gilberto Soares destaca a importância de valorizar a leitura no formato impresso. “Queremos devolver à leitura em papel o espaço sagrado que ela já ocupou”, comenta. “A intenção é mostrar que a tecnologia é importante, mas complementar à leitura. Quando há uma ruptura tão grande, acabamos perdendo elementos valiosos do passado e abraçando novidades sem saber para onde elas nos levarão.”

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais