Insetos e pássaros a serviço da biodiversidade

MEIO AMBIENTE

Insetos e pássaros a serviço da biodiversidade

Agentes polinizadores têm papel fundamental na natureza. As pessoas, também

Insetos e pássaros a serviço da biodiversidade
Vale do Taquari

Em 22 de maio é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade – a grande variedade de formas de vida, tanto animal quanto vegetal. Algumas espécies de insetos e pássaros, entre outros animais, têm um importante serviço que contribui na manutenção da diversidade dos vegetais: a polinização.

Conforme o zootecnista da Emater/ RS-Ascar, João Alfredo Oliveira Sampaio, 70% das plantas que produzem alimentos precisam de polinização. Sem ela, muitas não conseguem se reproduzir. “E os frutos desta reprodução são os alimentos que consumimos. Se não tivermos os agentes polinizadores – pássaros, insetos e outros – não teremos a produção que precisamos para alimentar a população mundial humana e animal.”

A polinização é a transferência do pólen de uma flor para outra, auxiliando a fertilização e a produção de sementes e frutos. As abelhas, tanto as africanizadas quanto as sem ferrão, desempenham este importante papel. Elas, assim como pássaros e outros insetos, são atraídas pela cor, cheiro e nectar. Ao visitar mais de uma flor, transferem o pólen e contribuem também para diversidade genética dentro de uma espécie.

João Alfredo Oliveira Sampaio, zootecnista da Emater/RS-Ascar

As pessoas também podem contribuir com este processo natural. “É interessante o desenvolvimento de algumas ações no sentido de se criar consciência ambiental.” Sampaio refere-se à preservação da flora, além de iniciativas adaptadas ao espaço que cada um dispõe, como canteiros de flores e de chás, pomares, etc. “Quanto maior a variedade de essências vegetais, maior a oportunidade das espécies terem acesso a nectar e pólen, que são os alimentos básicos, principalmente, de insetos e de alguns pássaros.”

Sampaio destaca a importância de se ter uma visão holística do meio ambiente. E cita hábitos que passam despercebidos pelos cidadãos, mas que poderiam contribuir muito. “Do nada não estamos separando nosso lixo , fizemos queimadas, usamos desenfreadamente os combustíveis fósseis em nome de um sistema de produção agroindustrial. Temos que ter uma percepção holística quanto ao meio ambiente.”

Saiba mais

  • A polinização é uma das formas de reprodução de algumas espécies vegetais. Outras se reproduzem por divisão de tosseiras, por mudas.
  • Os insetos polinizadores, como borboletas, abelhas, mariposas, moscas, besouros, formigas e vespas, e também algumas aves e morcegos, são agentes naturais que desempenham um papel fundamental na manutenção da biodiversidade e na produção de alimentos.
  • Plantar flores nativas, reduzir e evitar o uso de pesticidas, criar habitats, criar jardins com ampla diversidade vegetal contribuem para manter os agentes polinizadores.
  • A maior parte das culturas alimentares do mundo dependem da polinização por insetos, o que inclui frutas, legumes e oleaginosas. Sem esses agentes polinizadores, haveria uma significativa redução na produção de alimentos, o que afetaria o abastecimento de alimentos a níveis globais.

Acompanhe
nossas
redes sociais