O Vale do Taquari recebeu, nessa quarta-feira, 21, um grupo de representantes de agências de viagens e operadoras de turismo da Argentina. A visita fez parte de um roteiro técnico organizado pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur), em parceria com a Embaixada do Brasil em Buenos Aires.
A comitiva, composta por 11 profissionais, percorreu o estado ao longo de cinco dias para conhecer destinos turísticos gaúchos, com foco na retomada do voo direto entre Porto Alegre e Buenos Aires.
Em Encantado, os visitantes participaram de uma programação que incluiu experiências culturais, gastronômicas e visitas técnicas a empreendimentos turísticos. O roteiro contou com paradas no Complexo do Cristo Protetor, Divine Chocolates, Belvedere Encantado, Perau do Facão, Sítio Pedagógico do Vô Calvi, Belas Guaporé, Duas Meninas Garden e no Boulevard Encantado, com apoio da iniciativa Multiverso.
A proposta da ação foi promover o Vale do Taquari como destino turístico estruturado e preparado para receber visitantes estrangeiros. “Essa foi uma oportunidade ímpar para apresentarmos os atrativos turísticos do Vale do Taquari aos principais operadores turísticos da Argentina”, afirmou o presidente da Amturvales, Rafael Fontana.
Segundo ele, o objetivo é estabelecer conexões comerciais que incluam a região no portfólio de vendas das operadoras sul-americanas.
A agenda técnica contou com apoio da Amturvales, da Prefeitura de Encantado, da Associação Amigos de Cristo, do Boulevard Encantado e de empresários do setor. Para o representante da Piemonte Operadora Argentina, Alejandro Papaleo, a recepção foi positiva. “Ficamos muito felizes com tudo que conhecemos e vivenciamos aqui.”
A assistente técnica da Setur na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Francimere Leme Coelho, ressaltou que a escolha pelo Rio Grande do Sul partiu do próprio grupo. A embaixada também ofereceu espaço para divulgar os atrativos do estado na capital argentina.
Antes de chegar a Encantado, a comitiva passou por Porto Alegre, Torres, Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Gramado, Canela e Bento Gonçalves. Toda a visita foi acompanhada pelo turismólogo da Setur, Leandro Fernandes Webber.