Uma ideia na cabeça e a vontade de cuidar do meio ambiente são os elementos essenciais para participar do concurso cultural do programa Educame – Educação Ambiental na Escola. As inscrições estão abertas nas quatro categorias: Ensino Médio, fotografia; Ensino Fundamental 1º ao 4º ano, desenho; 5º, 6º e 7º anos, cartaz; e 8º e 9º anos, maquete. Podem participar estudantes das redes pública e privada.
O concurso chega à terceira edição e o tema central deste ano é “Água”. Cada categoria terá desafios diferentes: fotografia, maquete, cartaz e desenho – e subtemas que devem nortear as produções (veja quadro).
De acordo com o líder de Projetos Especiais do Grupo A Hora, Rafael Simonis, o Concurso Estudantil Educame é uma das principais iniciativas de educação ambiental da nossa região. “A cada edição, percebe-se um engajamento maior de estudantes e escolas, o que reforça a importância de fomentar a consciência ambiental desde cedo”, destaca.
Simonis explica que neste ano o tema ‘Água’ foi escolhido por se tratar de um recurso essencial e por tudo o que o Vale do Taquari vivenciou recentemente a partir das catástrofes climáticas. “Queremos, por meio da criatividade e do olhar das crianças e adolescentes, despertar uma geração ainda mais responsável e conectada com a sustentabilidade. Nosso compromisso é seguir investindo em projetos que transformam realidades e incentivam o protagonismo dos jovens”, enaltece.
Categorias e temas
Ensino Médio
Individual
Fotografia
“Água: uso consciente para um mundo sustentável”
Ensino Fundamental, 8º e 9º anos
Grupo de 4 alunos
Maquete
“Os caminhos da água.”.
Ensino Fundamental, 5º, 6º. 7º anos
Dupla de alunos
Cartaz
“Água, essência da vida e do futuro”
Ensino Fundamental, do 1º ao 4º ano
Individual
Desenho
“Meu planeta, meu lar”.