Ao menos 10% das famílias atingidas pela enchente histórica de maio de 2024, em Arroio do Meio, já podem recomeçar suas vidas em um novo lar. Nesta semana, a cidade celebrou a entrega de 72 novas moradias por meio do programa federal Compra Assistida, operado pela Caixa Econômica Federal, que prevê a aquisição de imóveis de até R$ 200 mil para famílias que perderam suas casas na catástrofe climática de 2024.
A última entrega ocorreu na quarta-feira, 21, no bairro Navegantes, onde 20 famílias assinaram os contratos para nova moradia. Entre os contemplados está o casal Marinês e Osnir Marchini, que perdeu a casa onde morava, também no bairro Navegantes, e agora recomeça a vida no bairro Medianeira.
O prefeito do município, Sidnei Eckert, celebra o avanço do programa. “É um número considerável, comparado com outras cidades. O Compra Assistida está fazendo a diferença para muitas famílias”, destacou.
Moradias em construção
Além das entregas do programa federal, o município segue atuando para garantir moradias definitivas às demais famílias atingidas. Já está em andamento a construção de 200 casas no bairro Dom Pedro II, em um loteamento viabilizado por contrato firmado entre a empresa Telesil e a Caixa Econômica Federal.
Paralelamente, a prefeitura também protocolou um pedido de complementação de recursos no valor de R$ 14,7 milhões, que visa a infraestrutura necessária para a construção de 294 moradias vinculadas à Defesa Civil. “Pedimos o aumento de valores e queremos viabilizar essas moradias o mais rápido possível”, reforçou Eckert.