Caravana Educame percorre o Vale e leva educação ambiental aos estudantes

escolas da região

Caravana Educame percorre o Vale e leva educação ambiental aos estudantes

Música e teatro são meios para incentivar a preservação e entender os fenômenos climáticos. Personagem “Por Que” encanta a criançada e, de forma lúdica, incentiva o cuidado com a natureza

Caravana Educame percorre o Vale e leva educação ambiental aos estudantes
Emef Alfredo Lopes da Silva, bairro Morro 25, Lajeado
Vale do Taquari

2 de abril
Emef Alfredo Lopes da Silva, bairro Morro 25, Lajeado

O animado personagem ‘Por Que’ entra em cena para falar sobre água e meio ambiente. Logo puxa uma bacia de alumínio de dentro da mala e compara com a bacia hidrográfica do Vale do Taquari. Quando o utensílio enche, a água transborda. Quando chove muito, ocorre o mesmo com a Bacia Taquari-Antas e causa inundação nos municípios da região. De forma lúdica, com muita música e ação, o Programa Educame – Educação Ambiental na Escola, do Grupo A Hora, iniciou a série de caravanas pela Emef Alfredo Lopes da Silva, no bairro Morro 25.

9 de abril
Emef Pedro Jorge Schmidt, distrito de Delfina, Estrela

A Caravana Educame foi recebida com alegria e entusiasmo na Escola de Emef Pedro Jorge Schmidt, no Distrito de Delfina, em Estrela. Cerca de 200 crianças do jardim ao 4 º ano do Ensino Fundamental participaram da ação, realizada no salão paroquial, ao lado do colégio. Com roupas coloridas e violão nos braços, o personagem “Por Que” agitou a criançada. Mostrou as tantas utilizações da água e destacou a necessidade de cuidar do meio ambiente. Depois, ele entregou uma placa à diretora Carla Inês Steffens, reconhecendo a Pedro Jorge Schmidt como parceira de jornada e concedendo-lhe o título de “Embaixada do Meio Ambiente”.

16 de abril
Emef Professora Odila da Rosa Scherer, bairro União, Venâncio Aires

A Odila Rosa Scherer foi a escola escolhida para o lançamento do Programa Educame em Venâncio Aires. O prefeito Jarbas da Rosa e outras autoridades estiveram na Caravana Educame ao lado da equipe diretiva e cerca de 250 estudantes. Para o prefeito, as questões ambientais devem ser trabalhadas de forma contínua, especialmente com os estudantes, visando prepará-los para o futuro. “Talvez a gente não consiga eliminar as enchentes, mas saberemos preservar e cuidar do meio ambiente.” Depois das autoridades, foi a vez do personagem “Por Que” interagir com as crianças, com muita música e animação.

23 de abril
Emef Barra do Forqueta, bairro Barra do Forqueta, Arroio do Meio

Mais de 160 alunos da Emef Barra do Forqueta puderam se divertir e aprender sobre educação ambiental durante a Caravana Educame. O coordenador do Educame, Gilberto Soares, conversou com os estudantes e destacou que educação ambiental é cuidar do meio em que se vive, da sua casa, da escola, do bairro, da cidade. É cuidar do rio, é respeitar as pessoas e tudo que as cerca. Na sequência, as crianças puderam interagir com o personagem “Por Que”, que destacou os usos da água e sua importância para vida. A turma do 6º ano participou da oficina “Repórter Ambiental Mirim”. A escola recebeu a placa de “Embaixada do Meio Ambiente”.

30 de abril
Emef Jacob Sehn, bairro Glucostarck, Cruzeiro do Sul

Os 204 estudantes da pré-escola ao 5º ano da Emef Jacob Sehn receberam o personagem “Por Que” com curiosidade e interação. A peça teatral “Educa-me, por quê?” instigou os pequenos a ampliar seus conhecimentos fazendo perguntas. “Quanto mais perguntarem, mais vocês aprendem!” O personagem destacou a importância da água para a vida. E ao som do violão, cantou: “Porque sim não importa, porque sim não resposta, por quê?” A criançada acompanhou com palmas no ritmo da música. A programação contou com a presença de professores, direção e a secretária municipal de Educação, Roselene Maria Martmitt.

7 de maio
Emef Fransciso Oscar Karnal (FOK), bairro Santo Antônio, Lajeado

Com muita alegria e animação, os alunos da pré-escola e das turmas de 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos assistiram ao teatro e depois tiraram fotos com o personagem “Por Que”. Conforme diretora Isabel Cristina Kich, os alunos recebem as atividades externas sempre com muito empolgação e interesse. Isabel conta que a escola trabalha as questões ambientais na sala de aula. “O Educame vai ao encontro desta proposta.”

14 de maio
Emef Pedro Pretto, EEEM Monsenhor Senger e Emei Criança Esperança

Em Travesseiro, estudantes da Emef Pedro Pretto, da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Seger e da Emei Criança Esperança participaram das atividades levadas pela caravana do programa Educame – Educação Ambiental na Escola, do Grupo A Hora.

Na Pedro Pretto, os estudantes já tinham trabalhado com a cartilha “Pelas Trilhas do Meio Ambiente”. Além disso, o tema ambiental é abordado em disciplina curricular do 1º ao 6º ano.

Acompanhe
nossas
redes sociais