“O celular de vocês é de que ano?”. Com essa curiosa pergunta direcionada aos vereadores na sessão desta semana, o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Encantado, empresário Robison Gonzatti, chamou a atenção para a necessidade de manutenção contínua do sistema de videomonitoramento. É que a maioria dos equipamentos e das cerca de 100 câmeras instaladas em pontos estratégicos, e que garantem o cercamento eletrônico da cidade, são do ano de 2017. Esses defasados aparelhos precisaram (e ainda precisam) ser trocados ou atualizados, e isso exige investimentos.
Aliás, desde o início da gestão de Gonzatti, em 2024, o Consepro administrou R$ 390 mil, a maioria dos valores foi aplicada no próprio videomonitoramento, além de repasses para o aparelhamento e a manutenção das estruturas da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, Presídio e Bombeiros. Não bastasse a preocupação com a segurança dos encantadenses (e os números recentes demonstram queda considerável nos índices da criminalidade), a crescente movimentação de visitantes e turistas justifica os apelos de Gonzatti por apoio ao trabalho e às ações do Consepro.
Uma Arca de Noé no Vale
Começa a ganhar corpo um movimento liderado por empresários da Serra e do Vale do Taquari de olho em potencializar o turismo religioso. A ideia, tratada com cautela nos bastidores, visa criar uma rota que passe por Roca Sales via Coronel Pilar, em direção a Garibaldi e Farroupilha, terra do Santuário de Caravaggio.
A inspiração, como não poderia deixar de ser, vem do Cristo Protetor. E um dos projetos envolve a construção da réplica da Arca de Noé, em tamanho igual ao descrito na Bíblia. A gigantesca estrutura seria posicionada no alto de um morro em Roca Sales. Aguardemos por mais novidades.
A famosa ponte de Santa Tereza
A maioria dos leitores deve lembrar a cena da ponte localizada na área central de Santa Tereza, arrastada pela força da água no exato momento em que a prefeita Gisele Caumo (PP) gravava um vídeo para alertar a comunidade sobre os perigos da enchente de abril/maio do ano passado. Pois a nova estrutura que atravessa o Arroio Marrecão será inaugurada neste sábado, 24.
A travessia tem 60 metros de extensão, 7,3 metros de largura, duas pistas, passagem exclusiva para pedestres e capacidade para suportar veículos de até 45 toneladas. O investimento total foi de R$ 4,1 milhões, com recursos do governo federal. Sem dúvida, mais uma etapa no processo de reconstrução da histórica cidade que merece ser comemorada.
Cris Costa assume a Câmara em julho
Conforme acordo da bancada do PSDB, Cris Costa assume a presidência da Câmara de Encantado no dia primeiro de julho, após os seis meses de gestão da colega Joanete Cardoso. Mesmo assim, o vereador mira outros caminhos políticos e o PL do ex-presidente Bolsonaro e dos deputados Cherini, Zucco e Paparico já lhe abriu as portas. E o que vai “pesar” para aceitar ou não o convite é o apoio dos liberais “a voos maiores”, já que Costa não pretende mais concorrer a vereador.
Secretário “Cri Cri” de olho no centro
Novo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Encantado, José Caetano Turatti Ost recebeu outra missão especial do prefeito Jonas Calvi (PSDB): dar atenção ao centro da cidade. Calçadas desniveladas, acúmulo de lixo e entulhos, emaranhado de fios nos postes, retomada do estacionamento rotativo e poluição visual são temas espinhosos que precisam de intervenção.
Em recente entrevista à Rádio A Hora, Caetano se autodefiniu em tom de brincadeira como “Cri Cri”, em outras palavras, um “chato do bem”. E esse comportamento será fundamental nesse processo, uma vez que envolve sair da zona de conforto para diferentes atores. Aliás, o governo espera tirar do papel em breve o projeto de revitalização das ruas Padre Anchieta e Júlio de Castilhos.
Eu pergunto:
E a pavimentação da rodovia 129, entre Roca Sales e Colinas? Só pra não esquecer!
BASTIDORES
- Os vereadores progressistas de Encantado, Diego Pretto e Valdecir Cardoso, apresentaram um projeto de lei que obriga os estabelecimentos comerciais a disponibilizarem sacolas biodegradáveis para os clientes. A proposta não impede o fornecimento de sacolas plásticas comuns.
- Já o líder de governo no legislativo encantadense, Daniel Passaia (União Brasil), quer informações sobre o atendimento nos postos de saúde com foco nos encaminhamentos para exames e nos pacientes que não comparecem nas consultas marcadas.
- O trabalho do delegado Alex Assmann no comando da DP de Encantado foi reconhecido pela Câmara de Vereadores. O profissional permaneceu no município de setembro de 2021 a abril de 2025, períodos tensos de pandemia e enchentes. Por enquanto, Assmann segue em Roca Sales. Em Encantado, assumiu Dieli Caumo Stobbe.