LK Sustentável mostra como educação ambiental transforma comunidades

Dia Mundial da Reciclagem

LK Sustentável mostra como educação ambiental transforma comunidades

Projeto de escola em Teutônia é exemplo de como mobilizar alunos, famílias e comunidade em prol do meio ambiente

LK Sustentável mostra como educação ambiental transforma comunidades
Entre as ações desenvolvidas está o recolhimento e venda de resíduos sólidos
Teutônia

Celebrado em 17 de maio, o Dia Mundial da Reciclagem é um convite à reflexão sobre o impacto do consumo e a importância de dar um destino correto aos resíduos. Quando esse debate chega às salas de aula, ele ganha ainda mais força, afinal, educar é também ensinar a cuidar do planeta. A exemplo, o programa Leopoldo Klepker Sustentável (LKS) mostra que a escola pode ser ponto de partida para grandes mudanças. Com ações que envolvem estudantes de todas as idades, professores, famílias e parceiros da comunidade, o programa prova que a transformação começa com pequenas ações.

Criado em 2022, o LKS surgiu da inquietação de professores e direção da EMEF Leopoldo Klepker, de Teutônia. Coordenado atualmente pelo professor e também vice-diretor, Clovis Adilson Hauenstein, o programa foi idealizado para integrar os pilares sustentabilidade, educação financeira e sociedade, de forma prática e participativa. Hoje, o programa abrange todos os alunos da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.

Segundo Hauenstein, o programa também proporciona reflexões sobre o futuro do meio ambiente e alerta para o cenário atual, em que o planeta enfrenta um momento crítico de degradação ambiental em diversas frentes. “Precisamos conscientizar e preparar nossos jovens e crianças acerca das transformações oriundas da nossa sociedade. Mas, mais do que isso, é necessário construirmos, coletivamente e colaborativamente, um outro pensamento, levando-nos a praticarmos melhores ações.”

Entre as ações desenvolvidas estão o recolhimento de resíduos como papelão, latinhas, garrafas PET e óleo de cozinha usado; campanhas de separação de lixo; plantio de árvores; incentivo à criação de hortas, compostagem e uso racional de água e energia. Além disso, o projeto também promove campanhas solidárias, como arrecadação de roupas, alimentos e ajuda para vítimas de enchentes.

Economia

No LK Sustentável, a aprendizagem vai além das práticas ambientais ao integrar a educação financeira por meio de uma dinâmica inovadora. Cada ação realizada pela comunidade escolar é registrada em fotos e vídeos e valida pontos, transformados em uma moeda virtual denominada LKS.

Essa moeda não só mede o empenho dos estudantes em práticas ambientais, como também serve como ferramenta de incentivo: ao final de cada período letivo, os LKS podem ser trocados por prêmios que variam de itens escolares e brinquedos a eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

O sistema gamificado estimula o engajamento dos alunos, ao mesmo tempo em que os ensina a importância do planejamento, da organização e do valor do esforço coletivo. E para a troca efetiva da moeda, o programa conta com a parceria e apoio da Secretaria Municipal de Educação, SICREDI, CooperAles, FortalezaTEC e Lütz Reciclagem e Paletes Teutônia Ltda.

Acompanhe
nossas
redes sociais