O bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — os BRICS — vem ganhando protagonismo na redefinição da ordem mundial. Antes vistos apenas como mercados emergentes, os países do grupo têm fortalecido sua atuação política, econômica e diplomática, desafiando a hegemonia das potências ocidentais. Com a entrada recente de novos membros, como Arábia Saudita e Irã, o bloco consolida um novo eixo geopolítico.
A atuação conjunta em fóruns internacionais, a criação de instituições como o Novo Banco de Desenvolvimento e a defesa de uma ordem multipolar evidenciam a busca dos BRICS por maior representatividade nas decisões globais. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB médio do grupo deve alcançar 3,4% em 2024, superando a média mundial de 2,8%. No acumulado do ano, o crescimento do bloco foi de 4%, frente a 3,3% no cenário global. Em paridade de poder de compra (PPC), a participação dos BRICS na economia mundial saltou de 40% em 2023 para uma projeção de 41% em 2024.
A influência também se estende à educação: a UFSM teve proposta selecionada pela Brics Network University, conforme divulgado pela Capes. Ainda que separados por oceanos e continentes, o fortalecimento da relação política e econômica acabam nos aproximando de novos mercados. Ainda que haja um alinhamento político, pelo menos momentâneo, a volatilidade da economia continua ditando o ritmo da parceria.
Empresas do Vale do Taquari presentes na FIEMA 2025
Foto: divulgaçãoCom foco na renovação e soluções sustentáveis, a 10ª Fiema Brasil começou ontem e se estende até amanhã, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Realizada pela Proamb, a feira reúne 130 marcas e promove debates sobre inovação ambiental. Empresas da região, como Folhito, Geoambiental, Univates e Energia Própria, marcam presença. Esta última apresenta seu novo foco: a mobilidade elétrica. Além de já contar com uma estação de recarga em Arroio do Meio, a empresa anuncia investimentos em estações de recarga rápida. Segundo o diretor Guederson, uma recarga de 20 minutos pode ser suficiente para viagens entre Lajeado e Porto Alegre.
Forla lança lentes Mormaii com foco em inovação
A Forla, empresa de Lajeado reconhecida no setor óptico, firmou parceria com a marca de surfe Mormaii para lançar uma nova linha de lentes. O produto foi apresentado nesta semana em Criciúma (SC), em evento exclusivo no Complexo Let’s Drop. A noite contou com convidados, sorteios, transmissão ao vivo e simulador de surfe, destacando o espírito esportivo da novidade. As lentes Mormaii unem tecnologia, conforto e estilo, com proposta voltada a um estilo de vida mais saudável. Após o lançamento em Santa Catarina, o produto será apresentado em Pelotas no dia 27 de maio e, em junho, em São Paulo.
RÁPIDAS
- Gripe aviária – O governo brasileiro solicitou à China que restrinja o embargo ao frango brasileiro apenas ao município de Montenegro (RS), onde foi identificado um foco de gripe aviária. O pedido foi feito oficialmente nesta segunda-feira (19) à Administração Geral das Alfândegas chinesa, responsável pela regulação do comércio internacional no país.