Atendimentos por síndromes respiratórias crescem 23% em maio

SAÚDE

Atendimentos por síndromes respiratórias crescem 23% em maio

Hospital Bruno Born tem sete pacientes na UTI por SRAG. Cinco são crianças. Nos maiores municípios da região, cobertura vacinal fica abaixo dos 30%. Superlotação em casas de saúde obriga Estado a decretar situação de emergência

Atendimentos por síndromes respiratórias crescem 23% em maio
Vale do Taquari

O avanço de doenças respiratórias pressiona a rede pública de saúde na região. Só em Lajeado, a procura por atendimento ambulatorial aumentou 23% entre abril e maio no Hospital Bruno Born. Conforme a casa de saúde, são sete pessoas internadas na UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo cinco crianças.

A baixa cobertura vacinal agrava o cenário: menos de um terço do público-alvo foi imunizado contra a gripe. O cenário ainda é mais preocupante quando se avalia o Rio Grande do Sul. Na Região Metropolitana e na capital, a superlotação de hospitais motiva o governo estadual a decretar situação de emergência por 120 dias.

Entre os sintomas mais comuns relatados nos atendimentos estão febre, tosse e dificuldade respiratória. Segundo a Secretaria da Saúde de Lajeado, ao menos 13 lajeadenses estão hospitalizadas por SRAG. Três óbitos de moradores da cidade já foram confirmados em 2025.

“Todos os serviços estão com demanda aumentada, especialmente a urgência e a internação pediátrica”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi. Ela reforça que a vacina contra a gripe “não elimina todos os vírus respiratórios, mas reduz os riscos de internações e complicações graves”.

Na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), a média de atendimentos diários totais (incluindo outras doenças) subiu de 280 para 302 neste mês. Nos postos de saúde, o total saltou de 15,2 mil em abril para 16,9 mil até a segunda-feira, 19 de maio.

Baixa vacinação

Nos sete maiores municípios do Vale do Taquari, a média de cobertura vacinal contra Influenza é de 29,6%, conforme acompanhamento do Ministério da Saúde. Em Lajeado, o índice é de 30,6%, mesmo com mais de 24 mil pessoas incluídas no grupo de risco. Em Arroio do Meio e Encantado, os números não passam de 27%.

Em Venâncio Aires, o Hospital São Sebastião Mártir soma 26 internações por SRAG em maio. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, apenas 29,5% do público-alvo recebeu a dose da vacina.

Relatório da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), há pelo menos quatro vírus em circulação simultânea, como Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Influenza A (H1N1), Covid e Rinovírus.

Óbitos em Teutônia

A coordenação da emergência do Hospital Ouro Branco alerta para aumento nos atendimentos e internações por infecções como gripe, bronquiolite e pneumonia. Conforme o médico Fábio Cardoso, o número de óbitos por infecções respiratórias mais que dobrou em maio. Foram sete mortes neste mês, contra três em abril.

Até ontem, 20 de maio, haviam oito pacientes internados com quadros respiratórios graves: cinco adultos e três crianças. “O cenário é preocupante. Hoje, as doenças respiratórias figuram entre os dois principais motivos de atendimento na nossa emergência. E com uma gravidade crescente”, alerta o médico.

Risco de mais contágios

A Secretaria Estadual da Saúde prevê aumento de casos nas próximas semanas. A orientação aos municípios é reforçar a imunização e manter ações preventivas, como ventilação em ambientes fechados, higienização das mãos e evitar contato com pessoas sintomáticas. Para a população, o apelo é direto: procurar atendimento médico em caso de febre persistente ou dificuldade de respirar.

Rede de saúde (atendimentos e ocupação)

Hospital Bruno Born

Internações por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

Total de pacientes internados: 7
5 crianças
2 adultos

Em observação
7 adultos internados

Aumento na procura por atendimento ambulatorial
Comparação entre abril e maio: crescimento de 23%

UPA Lajeado

Março: 9.069 (média de 293 pacientes/dia)
Abril: 8.403 (média de 280 pacientes/dia)
Maio (até 19/05): 5.736 atendimentos (média de 302 pacientes/dia)

Hospital São Sebastião Mártir (Venâncio Aires)

Internações
Abril: 29
Maio (até dia 15): 26

Hospital Ouro Branco (Teutônia)
Casos graves e transferências para UTI

Abril: 3 pacientes
Maio (até ontem, 20 de maio): 3 pacientes
Óbitos por doenças respiratórias
Abril: 3 pacientes
Maio: 7 pacientes

Internados em 20 de maio

Adultos: 5 pacientes
Crianças: 3 pacientes

Acompanhe
nossas
redes sociais