Vale do Taquari recebe capacitação em Sistema de Comando para Incidentes

PREVENÇÃO E RESPOSTA

Vale do Taquari recebe capacitação em Sistema de Comando para Incidentes

Treinamento padroniza protocolos para que defesas civis municipais atuem de forma integrada em futuras emergências

Vale do Taquari recebe capacitação em Sistema de Comando para Incidentes
Crédito da imagem: divulgação
Vale do Taquari

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul iniciou nesta terça-feira, 20, em Encantado, uma capacitação voltada ao Sistema de Comando de Incidentes (SCI), metodologia reconhecida por organizar ações em situações de emergência. A formação é voltada aos agentes municipais de Defesa Civil da região alta do Vale do Taquari, abrangendo 12 municípios.

A atividade busca padronizar procedimentos e fortalecer a capacidade local de resposta em momentos críticos, como enchentes, deslizamentos e demais desastres naturais. A capacitação é promovida pela Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, com sede em Lajeado, e faz parte de uma agenda permanente de qualificação voltada às coordenações municipais.

Além da turma que iniciou nesta semana, novas etapas da formação ocorrem nos dias 22 de maio e 3 de junho, contemplando também municípios da região do Vale do Rio Pardo. Segundo a organização, a meta é atingir todas as cidades da área de atuação da coordenadoria regional.

Com foco na prática e aplicação do conteúdo em campo, o treinamento utiliza exemplos reais e simulações, capacitando os profissionais para liderança, logística, planejamento e comunicação em momentos de crise. A intenção é garantir mais agilidade e organização às operações locais e fortalecer a atuação integrada entre os municípios.

Acompanhe
nossas
redes sociais