O governo federal atualiza a lista dos países com embargos comerciais e que deixaram de receber carne e ovos de frango em decorrência do caso confirmado de gripe aviária em Montenegro. A relação sobe de 14 para 35 nações, além de Hong Kong e da conjuntura da União Europeia.
A grande expectativa está na conclusão dos laudos laboratoriais que analisam casos suspeitos de contaminações em duas granjas comerciais, em Santa Catarina e no Tocantins. Caso ambos deem negativo, segue a contagem regressiva de 28 dias sem novos registros para começar a reabrir os mercados internacionais.
Alguns embargos valem para toda a produção nacional, outros para o Rio Grande do Sul e alguns restritos a área de Montenegro. Embora esta última não repercuta impacto comercial pois ali inexistem exportadores (veja relação de países e restrições).
O Ministério da Agricultura reforça que as restrições ao mercado visam evitar que ocorram contaminações nos países destinatários, pois o desafio de controlar a gripe aviária é global. Assegura, ainda, o consumo de carnes e de ovos.
Países com restrições a carne de frango
– Ao Brasil: Argentina, África do Sul, Bolívia, Canadá, China, Chile, Coreia do Sul, Malásia, Marrocos, México, Paquistão, Peru, República Dominicana, Rússica, Sri Lanka, União Europeia e Uruguai.
– Ao RS: Bahrein, Cuba e Reino Unido.
– A Montenegro (sem exportadores): Argélia, Filipinas, Hong Kong, Índia, Japão, Jordânia, Lesoto, Mianmar, Paraguai, Singapura, Suriname, Timor-Leste, Uzbequistão, Vanuatu e Vietnã.
– Arábia Saudita: restrição não especificada.