A Higiemaster Sul, indústria especializada em produtos de limpeza e soluções para o setor veterinário, iniciou suas atividades em agosto de 2016, na cidade de Estrela. Conforme o proprietário da empresa, Rafael Sontag, em 2020, a empresa adquiriu um terreno em Cruzeiro do Sul com o objetivo de expandir sua atuação.
As obras da nova unidade, localizada às margens da RSC-453, em Linha Primavera, tiveram início em 2022. Após uma pausa no cronograma, a construção foi retomada oficialmente no dia 21 de abril deste ano, impulsionada por muitos esforços da equipe e pela parceria estratégica com a administração de Cruzeiro do Sul, fundamental na mediação junto à Fepam para a obtenção da Licença Única, liberada essa semana.
Conforme a assessora técnica do Departamento de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, Tanara Schmidt, a Fepam está acelerando os processos de empresas que pretendem sair de áreas alagáveis, por meio da emissão de Licenças Únicas.
A licença concedida à empresa Higiemaster foi a quarta emitida pela Fepam nesse formato, no Estado, sendo a primeira no município. As obras devem ser concluídas até o final deste ano e a expectativa é de iniciar a produção em Cruzeiro em janeiro de 2026.
Duas frentes
A nova planta contará com 3 mil metros quadrados de área fabril e será voltada à produção de duas grandes frentes: produtos veterinários para manejo de gado leiteiro e produtos de limpeza profissional, com destaque para soluções voltadas a lavanderias industriais, higienização hospitalar e sanitização de indústrias alimentícias.
Atualmente, a empresa já alcança uma produção mensal de 250 mil litros. Com o novo projeto, a capacidade será ampliada para até 800 mil litros mensais. Atualmente conta com 35 colaboradores. Com a nova unidade, estima-se a geração de mais 50 a 60 empregos diretos, fortalecendo a economia local e contribuindo para o desenvolvimento regional.
“A parceria com a administração municipal de Cruzeiro do Sul foi essencial para o andamento da obra, especialmente no suporte técnico e institucional junto aos órgãos ambientais”, destacou Sontag.
NÚMEROS
- 250 mil litros
É a produção mensal da empresa atualmente - 800 mil litros
Será a capacidade de produção a partir da nova unidade