Maior evento do segmento do Sul do país, a 6ª Jornada Técnica do Setor Alimentício inicia hoje e tem como sede o Clube Tiro e Caça (CTC), em Lajeado. Cerca de mil pessoas são esperadas na programação, que segue até quinta-feira, 22, em busca de atualização, networking e negócios.
A iniciativa reúne 30 palestras com temas atuais, pesquisas e tendências do segmento, além da presença de 50 marcas fornecedoras, de empresas regionais a multinacionais. Promovida pela Acil, o evento conta com apoio do governo de Lajeado e tem parceria dos Grupos Técnicos em Alimentos (GTA) e em Proteína Animal (GTPA).
Segundo o presidente da Acil, Joni Zagonel, a Jornada projeta o Vale do Taquari como um polo de conhecimento e consolida a região como peça-chave para o fortalecimento da indústria de alimentos no Brasil.
Evolução do setor
Engenheiro de alimentos em um dos organizadores do evento, André Araújo destaca o tema da Jornada deste ano: “Abrindo portas para novos rumos”. O profissional reforça que o foco da programação está na necessidade do setor se manter em constante evolução, adotando métodos de produção que entreguem diferenciais ao consumidor. “Temos como obrigação desenvolver produtos cada vez mais seguros e nutritivos”, afirma.
Segundo a coordenadora de eventos da Acil, Loiva Wildner, a jornada é voltada ao conhecimento técnico, com foco em qualidade, segurança e processos de compras. Além disso, o evento busca aproximar empresários industriais e demais interessados do setor aos fornecedores, proporcionando oportunidades de networking e acesso a novidades em diversas áreas da indústria.
A expectativa é que 25% dos participantes sejam de fora do Rio Grande do Sul, com representantes de estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais e Brasília. “Os 75% restantes são gaúchos, o que reforça a posição do município como referência nacional em inovação no setor de alimentos”, destaca Araújo.
Abertura
A abertura do evento ocorre na noite de hoje, às 19h, com a presença de autoridades e convidados. Logo após, o co-fundador do Nutri Ingredients Summit (NIS), Adriano Pegorelli, fará a palestra “O futuro da saudabilidade: o que vem por aí?”. A abordagem é um resumo do que o público vai conferir em toda a programação.
A Jornada ainda reúne cinco eventos em um só: o XXI Workshop em Alimentos, III Seminário de Qualidade e Segurança em Alimentos, V Meeting Empresarial, II Seminário de Inovação e III Seminário de Carnes e Derivados.
Hoteis lotados
Com a espera de grande público nos três dias de evento, a rede hoteleira de Lajeado está quase lotada. O levantamento foi feito com seis hotéis, sendo que apenas um relatou 75% de ocupação e vagas disponíveis. Embora não sejam apenas reservas para hóspedes que vão participar da Jornada, o evento é um dos principais atrativos para a alta demanda. A iniciativa também beneficia setores econômicos como alimentação e transporte.
“Apoiamos a iniciativa e reconhecemos seu valor para o fortalecimento econômico e para a promoção da cidade como um importante centro de inovação e qualificação profissional”, destaca o secretário do Desenvolvimento Econômico, Inovação e Agricultura de Lajeado, Jairo Valandro.
Segundo ele, a capacitação dos profissionais e a troca de experiências entre academia e indústria consolidam o protagonismo de Lajeado no cenário nacional da indústria de alimentos.
Para participar
Para participar da Jornada, ainda há ingressos disponíveis de forma presencial nos dias de evento. O ingresso, no valor de R$ 220, pode ser adquirido junto ao acesso principal.
Programação
20/05 – Abertura, às 19h
21/05 – Workshop em alimentos, a partir das 8h
21/05 – Seminário segurança de alimentos, a partir das 8h
21/05 – Meeting empresarial, a partir das 8h
22/05 – Seminário de Inovação, a partir das 8h
22/05 – Seminário de carnes e derivados, a partir das 8h
Salão do expositor com visitação gratuita
21/05 – das 9h às 19h30min
22/05 – das 9h às 17h
Jornada em númeroS
- 30 palestrantes
- 50 expositores
- Expectativa de 1 mil pessoas