Estrela celebra 149 anos e projeta novos eixos de desenvolvimento

FUTURO DO MUNICÍPIO

Estrela celebra 149 anos e projeta novos eixos de desenvolvimento

Após os eventos climáticos, município avança na reconstrução e busca crescimento em áreas seguras. Transantarita e Costão se tornam espaços de investimentos. Aplicação de recursos prometem redesenhar mapa da cidade

Estrela celebra 149 anos e projeta novos eixos de desenvolvimento
Cidade se desenvolve a partir de novos eixos, com expansão para áreas do interior. (Foto: divulgação)
Estrela

Ao celebrar 149 de emancipação, Estrela avança por caminhos de expansão do município. A data, comemorada nesta terça-feira, 20, é marcada pela recuperação e crescimento da cidade, com o despertar para ocupação de localidades antes pouco exploradas. Como desafio, conectar os polos em desenvolvimento ao centro urbano.

A expansão ocorre em zonas que têm potencial para instalação de centros industriais, comerciais e habitacionais, e que também se mostram seguras aos eventos climáticos extremos. O avanço para bairros pouco ocupados, mas áreas seguras, é uma necessidade recente devido às catástrofes, diz a prefeita de Estrela, Carine Schwingel.

Os investimentos, principalmente em áreas como Transantarita e Costão, prometem modificar o funcionamento e o desenho atual da cidade. As mudanças nas proximidades da Transantarita, por exemplo, devem transformar a via na principal entrada do município. Entre os principais projetos, a prefeita destaca a duplicação da estrada, municipalizada no ano passado, e também a construção de uma ponte entre Estrela e Cruzeiro do Sul.

“É um projeto que atende as necessidades da região, não somente de Estrela. Foi constatado, junto ao governo do Estado, que a duplicação da via está interligada à construção da nova travessia que vai ligar o Vale do Taquari ao Vale do Rio Pardo, pois o acesso à nova ponte será feito pela Transantarita”, explica Carine.

A expectativa do município é garantir o recurso para as obras junto ao Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). O investimento, avaliado em R$ 280 milhões, é analisado pelo governo estadual. A projeção de crescimento na localidade, inclusive, é atestada pelo capital empregado na instalação de loteamentos. As novas sedes da Brigada Militar e Polícia Civil, também devem ser construídas às margens da Transantarita.

Avanço ao interior

O distrito de Costão também atrai novos investimentos. A boa localização geográfica é um dos pontos que fazem imobiliárias e construtoras explorarem o local. Entre elas, a Krabbe Imóveis avança na construção de lotes residências também sob a perspectiva de atender a demanda de crescimento na região.

“É perceptível o desenvolvimento da localidade. É uma rota turística, com diversos empreendimentos que apostam neste segmento. Mesmo estando no interior, é de fácil acesso aos centros de Estrela e Lajeado e também à BR-386”, afirma Adiel Krabbe, proprietário da Krabbe Imóveis.

A comunidade fica localizada às margens da ERS-129, em direção a Colinas. Em alternativa à utilização da via estadual, a partir do crescimento populacional na localidade, a prefeita destaca a possibilidade da construção de uma estrada ao longo do trilho ferroviário. Além disso, há debate para municipalizar o trecho da linha férrea.

Também em crescimento, os bairros, Boa União, Nova Morada e Pinheiros devem receber cerca de 1,2 mil moradores até o próximo ano. As residências destinadas às famílias afetadas pelas cheias são construídas nestas localidades.

O desafio, segundo a prefeita, é conectar os bairros por vias municipais. Atualmente, o acesso está limitado à RSC-453. Em alternativa, o município aguarda definição sobre a construção de um dispositivo de trânsito na BR-386, que interligue Pinheiros e Imigrantes novamente. A proposta é avaliada pela ANTT e a CCR ViaSul.

Manter o centro da cidade

“Expandir para novas áreas, mas sem esquecer a cidade que existe”, afirma Carine sobre a importância de manter o olhar voltado ao centro urbano. Entre as oportunidades de desenvolvimento, ela destaca a reforma do prédio da Polar. A possibilidade do investimento, na avaliação dela, deve gerar abertura de novos empreendimentos.

A expectativa é transformar o antigo complexo cervejeiro em um espaço voltado à cultura, gastronomia e turismo. Além disso, o município projeta a construção do parque linear com bacia de retenção ao longo da rua dos Marinheiros, com via que conecta o centro à BR-386. Os recursos estão garantidos pelo governo federal.

Semana de festa

Desfile típico, Festival do Chucrute, ParkChoppFest e Jogos Germânicos marcam a programação da Maifest de 2025. A programação comemorativa aos 149 anos do município buscou reunir diversas expressões culturais em espaços como Parque Princesa do Vale e Centro Comunitário Cristo Rei. A expectativa é atrair mais 5 mil pessoas na retomada da festividade.

Confira a programação:

Terça-feira, 20 de maio: Aniversário de Estrela
14h: Brinquedos infláveis Cresol gratuitos, no Parque Princesa do Vale
15h: Pink Floyd
16h: Rebobinados
17h: Sputnik
18h: Ramalhos
19h: Barbarella

Quarta-feira, 21 de maio:
9h: 28ª Festa do Idoso, no Centro Comunitário Cristo Rei

Quinta-feira, 22 de maio:
14h: 16ª Festa das Apaes, no Centro Comunitário Cristo Rei

Sábado, 24 de maio:
20h:2º Baile Típico com animação de Orquestra La Montanara, no Centro Comunitário Cristo Rei

Domingo, 25 de maio:
15h: 2º Café Colonial, Centro Comunitário Cristo Rei

Acompanhe
nossas
redes sociais