Começa em Lajeado construção das dez moradias de programa do Estado

HABITAÇÃO

Começa em Lajeado construção das dez moradias de programa do Estado

Em fevereiro, o governador Eduardo Leite esteve no município para assinar a ordem de início das obras

Começa em Lajeado construção das dez moradias de programa do Estado
Foto: divulgação
Lajeado

As obras de construção de dez moradias definitivas do programa A Casa é Sua – Calamidades, do governo do Estado, começaram nesta segunda-feira, 19, em Lajeado. O primeiro lote de casas fica na rua Orlando Sieben, no bairro São Bento. A prefeitura de Lajeado realizou a preparação do terreno em que as casas serão construídas, em uma área de cerca de 1.333,34 m². Em fevereiro, o governador Eduardo Leite esteve no município para assinar a ordem de início das obras.

A área das primeiras dez casas fica na rua Orlando Sieben. As residências terão 44,33 metros quadrados de área construída, sala e cozinha conjugadas, banheiro e dois dormitórios, e serão feitas com painéis de concreto pré-fabricado, com fundação do tipo radier.

A prefeita Gláucia Schumacher destaca a importância do início das obras e ressalta que elas representam uma solução concreta para as famílias afetadas pela enchente. “O início da construção destas é mais um marco fundamental no processo de reconstrução do nosso município. Serão as primeiras casas entregues pelo poder público. Assim que estiverem prontas, essas moradias oferecerão condições seguras para que as pessoas atingidas pela cheia possam retomar suas vidas longe das áreas de risco”, avaliou a prefeita.

As demais 20 casas previstas pelo programa serão construídas no bairro Das Nações. Os lotes já estão em processo de adequação, sendo preparados pela administração municipal.

O Programa

O programa A Casa é Sua, do governo do Estado, na modalidade Calamidade, é executado na forma de convênio com o município. A prefeitura de Lajeado fica responsável pela doação das áreas de terra destinadas ao projeto de construção, e o projeto arquitetônico e a execução das casas ficam a cargo do governo do Estado. As escavações para fins de construção das fossas sanitárias e eventuais ajustes nos terrenos, bem como instalação de canalização pluvial, também ficam sob a responsabilidade da prefeitura.

Acompanhe
nossas
redes sociais