A (EGR liberou, nesta terça-feira, 20, a calçada de passeio na nova ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. A estrutura conta com guarda-corpos que garantem mais segurança a quem opta por fazer o trajeto a pé ou de bicicleta.
Para viabilizar a liberação, as equipes da empresa realizaram adaptações nas defensas — que antes impediam o acesso de pedestres e agora oferecem proteção ao longo do caminho. As defensas também foram equipadas com atenuadores de impacto, dispositivos projetados para reduzir os danos em caso de colisão de veículos.
“Esse é um projeto que desde o início foi pensado em trazer maior conforto aos gaúchos. Agora, com a nova calçada de passeio, que é um diferencial importante em relação à estrutura anterior, todos que desejarem trafegar pela ERS-130 conseguirão fazer com segurança, seja em um veículo ou a pé”, afirmou o diretor-presidente da EGR, Luis Fernando Vanacôr.
Demolição da antiga estrutura
Equipes seguem trabalhando na demolição da antiga ponte. Para a execução do serviço, são utilizados rompedores hidráulicos que fragmentam a estrutura caída em blocos. Esses blocos serão aproveitados para utilização como entroncamento, sendo posicionados nas margens do Rio Forqueta. Este procedimento promove a estabilização das encostas e contribui para a prevenção de processos erosivos no leito do rio. A medida alia engenharia e sustentabilidade, utilizando os resíduos da ponte anterior como proteção ambiental.