Os casos registrados de gripe aviária nos municípios de Montenegro e Sapiranga não são considerados críticos. A avaliação é do secretário estadual da Agricultura, Edivilson Brum, que projeta a retomada do mercado em até 60 dias.
Segundo o secretário, equipes técnicas foram mobilizadas para atuar diretamente nas propriedades, realizando vistorias e entrevistas com os responsáveis. Até o momento, cerca de 53% das propriedades já foram inspecionadas, e a previsão é concluir o mapeamento nos próximos dois dias.
A Secretaria da Agricultura conta com o apoio da Patrulha Ambiental e reforçou as barreiras sanitárias nas regiões afetadas. “Todos os caminhões que transitam pelas áreas passam por higienização, com controle mantido 24 horas por dia”, ressalta o secretário.
Brum destaca que a resposta rápida e a atuação eficiente das equipes são fundamentais para conter o avanço da doença e permitir a recuperação do setor. “Nos casos em que há morte de aves, é feito um acompanhamento contínuo. Após 28 dias de vazio sanitário, inicia-se a reintrodução gradual dos animais, com controle diário. O secretário tem acompanhado o trabalho de perto e afirma que todos os protocolos estão sendo seguidos com rigor, em um esforço coletivo para tranquilizar o mercado.”