CIC-VT entrega quinta ponte no Vale

ASSOCIATIVISMO

CIC-VT entrega quinta ponte no Vale

Obra liga as comunidades de Ilópolis e Anta Gorda, e fortalece a mobilidade rural após as enchentes de 2024. Iniciativa tem apoio do programa Reconstrói RS, Federasul, empresas privadas e prefeituras

CIC-VT entrega quinta ponte no Vale
Crédito das imagens: divulgação
Vale do Taquari

Foi inaugurada no sábado, 17, a quinta ponte do projeto “Construindo Pontes através do Associativismo”, em Linha Pecca, a cerca de 10 quilômetros do centro de Ilópolis.

A nova estrutura substitui uma antiga travessia destruída pelas enchentes e facilita o deslocamento entre comunidades da zona rural, estendendo seus benefícios até o município vizinho de Anta Gorda.

Com 12 metros de extensão e capacidade para suportar até 45 toneladas, a ponte integra uma série de dez obras iniciadas há menos de sete meses. A iniciativa é coordenada pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT), com apoio do programa Reconstrói RS, Federasul, empresas privadas e prefeituras.

Em Ilópolis, a construção contou também com a participação da Associação Comercial e Industrial do município.

Morador de Linha Pecca, Jandir Chiesa relata as dificuldades enfrentadas após a destruição da ponte anterior. “Ficamos isolados por um dia. Foram 30 dias com dificuldade para escoar a produção de erva-mate. Quando o rio estava baixo, conseguíamos atravessar, mas em dias de chuva era preciso um grande desvio. Agora estamos muito felizes com essa entrega.”

O presidente da CIC VT, Angelo Fontana, destacou a escolha por regiões menos assistidas. “Esse projeto começou em Porto Alegre, mas decidimos atuar nas estradas vicinais. Os governos estavam voltados à construção de casas. Nossa ideia foi atender comunidades pouco ouvidas. Em maio, fizemos um levantamento para identificar as áreas mais necessitadas.”

Ivandro Carlos Rosa, vice-presidente regional da Federasul, ressaltou o resgate do espírito cooperativo das origens. “Os imigrantes construíram escolas e igrejas de forma comunitária. Isso se perdeu, mas agora resgatamos essa tradição por meio das entidades empresariais. Se dependesse só do governo, obras como essa levariam muito mais tempo.”

Presente na inauguração, o prefeito de Ilópolis, Fernando Dapont, afirmou que ainda restam três pontes a serem reconstruídas no município. “Não é tão simples, é um processo burocrático. Pela associação comercial, tudo se torna bem mais fácil.” A solenidade de inauguração contou ainda com a apresentação da Associação Amigos de Nova Roma do Sul.

As próximas cinco pontes devem ser entregues nos municípios de Pouso Novo, Coqueiro Baixo, Arroio do Meio, Relvado e Anta Gorda, todas dentro do mesmo projeto de reconstrução.

Acompanhe
nossas
redes sociais