Uma operação conjunta deflagrada na manhã desta segunda-feira, 19, prendeu dois homens suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em furtos com uso de bloqueadores de sinal, conhecidos como “Chapolin”.
De acordo com a investigação, os criminosos usavam o equipamento para inibir o acionamento de travas e alarmes de veículos. Com isso, acessavam os carros e furtavam objetos deixados no interior. O grupo é investigado por ao menos 15 furtos na região de Lajeado.
A ação teve participação da Delegacia de Polícia (DP) de Lajeado, em conjunto com a 1ª DP de Sapucaia do Sul, e contou com apoio da Delegacia de Roubos e Furtos (Draco) de Lajeado e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Sapucaia. Também foram apreendidos um veículo utilizado nas ações e dispositivos eletrônicos utilizados nos crimes. Dois homens foram presos preventivamente, enquanto outros três suspeitos seguem foragidos.
Ao todo, 20 agentes participaram da operação, que desarticulou parte do grupo. As investigações continuam para localizar os demais envolvidos e apurar o alcance total das ações criminosas.