As vendas e os lançamentos de imóveis novos no Brasil cresceram no primeiro trimestre de 2025, conforme o relatório da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). Entre janeiro e março, foram vendidas 102.485 unidades residenciais em 221 cidades, alta de 15,7% em relação ao mesmo período de 2024.
Os lançamentos somaram 84.924 unidades, aumento de 15,1% na comparação anual. No entanto, ambos os indicadores recuaram em relação ao último trimestre de 2024: vendas caíram 4,2% e lançamentos, 28,2%, movimento comum no início do ano.
O programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) foi protagonista no período, representando 53% dos lançamentos e 47% das vendas. O segmento popular teve crescimento de 40,9% nas vendas e 31,7% nos lançamentos frente ao mesmo trimestre de 2024. A projeção da Cbic é de que o mercado siga aquecido ao longo do ano, impulsionado pela consolidação da Faixa 4 do MCMV, voltada a famílias com renda de até R$ 12 mil.
A oferta final somou 287.980 unidades em março, queda de 5,5% em relação a dezembro. Os preços médios subiram 1,9% no trimestre, acompanhando o INCC.