A terceira edição do Central Cidadania, realizada em Lajeado, no Vale do Taquari, foi concluída sábado, 17, com 1.529 pessoas atendidas e 2.675 serviços prestados, desde a abertura da ação no dia 13 de maio.
A iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), do Tribunal de Justiça do RS, com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e da prefeitura de Lajeado, ao lado de 26 instituições públicas e privadas, disponibilizou segundas vias de documentos e diversos serviços gratuitos para a população desabrigada ou em situação de vulnerabilidade na região.
“Sabemos da importância do mutirão, que mais uma vez cumpre o seu papel. Por meio dos nossos parceiros, conseguimos facilitar o acesso da população do Vale do Taquari a inúmeros serviços. Reforçamos o compromisso do governo Eduardo Leite, com a reconstrução do Estado após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no ano passado, e em especial, a região do Vale do Taquari, no ano de 2023 também”, afirmou o secretário Fabrício Guazzelli Peruchin.
Os atendimentos ocorreram no Ginásio Nelson Francisco Brancher (Claudião). Cada uma das instituições participantes teve guichês para a realização de consultas e emissões de segundas vias de certidões de nascimento e casamento, carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), entre outros documentos. Além disso, foram prestados serviços de perícia médica e orientação jurídica.
As instituições mais procuradas, nesta ordem, foram:
- Instituto Geral de Perícias (IGP)
- Cartório de Registro Civil
- Cartório Eleitoral de Lajeado
- Receita Federal
- OIM – ONU Migração
- Ministério do Trabalho
- Defensoria Pública do Estado
- INSS de Novo Hamburgo
- Cartório de Registro de Imóveis
- CadÚnico de Lajeado
- Justiça Itinerante
- Tudo Fácil
- Procon RS
- Defensoria Pública da União
- Polícia Federal
- Tribunal Regional do Trabalho
- Ministério Público do Estado
- FGTAS/Sine Lajeado
- MPF/Procuradoria da República
- Polícia Federal
- 8ª Delegacia Penitenciária Regional (Susepe)
- Defensoria Pública da União (DPU)
- Secretaria de Saúde de Lajeado
- 3° Coordenadoria Regional de Educação
- Justiça Federal da 4ª Região
- Caixa Econômica Federal
- Junta Comercial RS
- Univates
- Procuradoria Regional Federal da 4ª região
Porém, mais do que números, o sucesso do mutirão só foi possível graças ao trabalho incansável de mais de 120 pessoas, entre voluntários e servidores, que se deslocaram de outros municípios, todos os dias, para levar cidadania à população atendida, através de documentação e serviços essenciais.
Como foi o caso de André George Freire da Silva, defensor público da União, sediado em Porto Alegre, cuja maior satisfação foi levar os serviços da DPU para as pessoas que não têm acesso nem de forma on-line. Já para Rodrigo Ângelo Delazeri, policial judicial do TRF4, a palavra que define o Central Cidadania é agilidade, pois os atendimentos são rápidos e aceleram os processos.
Esse sentimento também foi compartilhado por Jilvane Göhl, assessora pedagógica do núcleo de cuidado e bem-estar, da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, baseada em Estrela. No mutirão, a CRE prestou informações de formal ágil, sobre o Programa Todo Jovem na Escola, que consiste numa bolsa do Governo do Estado para combater a evasão escolar.
Para Evandro Weber, auxiliar administrativo e Carine Heineken, gerente-adjunta do Tudo Fácil de Lajeado, a meta foi cumprida, pois conseguiram em cinco dias, esclarecer aos cidadãos muitas dúvidas sobre serviços municipais, estaduais e federais.
Ana Caroline Alves Filho, estagiária em administração da FGTAS/Sine, relatou que a maior procura foi por vaga de emprego, seguro-desemprego e carteira de trabalho digital. E Paulo Romero, assistente de projetos da Organização Internacional para as Migrações (OIM/ONU Migração), sediada em Novo Hamburgo, resumiu o espírito do mutirão: “A troca de informações e experiências com as outras instituições foi fundamental para o êxito do Central Cidadania”, afirmou.
O Departamento de Justiça, da SJCDH, foi responsável pela organização do projeto e a coordenação do mutirão. “Avaliamos a realização do evento como um sucesso. A integração dos órgãos e instituições e o olhar atento às demandas da comunidade foram os destaques destes cinco dias. Tivemos um número expressivo e crescente durante os dias de atendimento, o que comprova a demanda reprimida por documentação e outros serviços que havia no Vale do Taquari. Pessoas de diversas localidades, inclusive de fora do Estado e hoje residentes no Vale, procuraram atendimento durante o mutirão”, comentou a diretora Viviane Viegas.
A SJCDH também participou da ação através do Procon RS, do Departamento de Políticas para as Mulheres (DPM) e dos jovens multiplicadores do Centro da Juventude (CJ) Rubem Berta.
Com a conclusão de mais uma edição, as equipes já trabalham na organização de novos eventos em outros municípios do Estado, também atingidos pelas enchentes.