Empresário enfrenta avalanche e segue rumo ao topo do mundo

ESCALADA AO EVEREST

Empresário enfrenta avalanche e segue rumo ao topo do mundo

Após mais de 40 dias no monte, Roberto Lucchese está a três do cume. Em vídeo gravado do acampamento, ele compartilhou detalhes da experiência extrema

Empresário enfrenta avalanche e segue rumo ao topo do mundo
Foto: reprodução / Instagram
Lajeado

O empresário de Lajeado Roberto Lucchese viveu momentos de tensão no domingo, 18, durante expedição ao monte Everest, no Nepal. Enquanto passavam pela Cascata de Gelo de Khumbu, a cerca de 6,5 mil metros de altitude, o grupo foi surpreendido por uma avalanche. Apesar do susto, todos escaparam ilesos e seguiram com o plano de alcançar o cume da montanha mais alta do planeta.

“Foram cinco segundos para reagir. Sim, eu estava desencordado. Tive tempo de me encordar, virar de costas e ver aquela onda de neve chegando. Durou cerca de um minuto, com muita pressão. Tive que controlar o medo, mas, graças a Deus, passou, e, principalmente, conseguimos todos seguir bem e em segurança.”

Em vídeo gravado do acampamento, ele compartilhou detalhes da experiência extrema. “Se Deus quiser, nos próximos três dias a gente vai fazer ascensão nos outros campos até chegar ao cume, 8.848 metros de altitude.”

Foto: reprodução / Instagram

Lucchese, que está há cerca de 40 dias no Himalaia, descreveu a jornada como exaustiva tanto física quanto emocionalmente. “Extremamente desgastante. Tanto no lado físico quanto psicológico. Longe da família e da região. Com alimentação, obviamente, muito diferente. Eu perdi já em torno de 13kg, para vocês terem noção.”

Apesar das dificuldades, o empresário revelou que a escalada representa a realização de um sonho de mais de uma década. “Eu sei que para muita gente é difícil de entender. Roberto, por que você faz isso? É um sonho que eu vivo há quase 12 anos. É algo muito pessoal.”

Lucchese ainda relembrou sua atuação em causas coletivas recentes, como a reconstrução pós-enchente. “A gente teve a oportunidade de, há um ano, construir sonhos coletivos: a Ponte de Ferro, a reconstrução do Rio Grande. Agora, estou aqui realizando esse meu sonho individual. Mas tenho certeza que o meu cume não é aqui no Everest — é voltar pra casa, pra minha família, pra minha região, no Rio Grande do Sul.”

Enquanto falava, uma nova avalanche foi registrada. “Avalanches são frequentes aqui. Acabou de dar uma no meio do vídeo”, alertou. Mesmo diante dos riscos, Lucchese segue firme, com o desejo de levar consigo a bandeira do estado até o topo do mundo.

Esta é a sexta expedição de Lucchese, a segunda no Everest.

Acompanhe
nossas
redes sociais