Câmara de Lajeado agenda audiência pública sobre pedágios

CONCESSÃO DE RODOVIAS

Câmara de Lajeado agenda audiência pública sobre pedágios

Debate ocorre no dia 02 de junho na sede do Legislativo. Antes disso, até o final do mês estado deve publicar novo valor de tarifa e cronograma de obras atualizado

Câmara de Lajeado agenda audiência pública sobre pedágios
(Foto - Arquivo - Câmara de Vereadores)
Lajeado

A presidente da câmara de Lajeado, Ana da Apama (PP), confirmou a realização de audiência pública sobre o plano de concessão de rodovias proposto pelo governo estadual. Um edital de convocação foi publicado pelo Legislativo. O debate ocorre no dia 02 de junho a partir das 19h, no plenário. O objetivo é reunir prefeitos, representantes de associações e a comunidade para avaliar o novo modelo que inclui a implementação de arcos no sistema free-flow distribuídos pelas rodovias ERS-128, ERS-129, ERS-130 e RSC-453, que integram o Bloco 2.

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A agenda atende ao pedido feito por Ramatis de Oliveira (PL) e Mano Pereira (PL) em requerimento. Os dois vereadores são contrários ao que sugere o estado e defendem o fim da cobrança da tarifa para circulação de veículos. Além da audiência pública, tramita na casa um projeto que declara Lajeado contrário a cobrança em trechos de rodovias que ficam no município. A proposta é apresentada em conjunto com Jones Vavá (MDB), Marquinhos Schefer (MDB), Waldir Blau (MDB), Rosane Cardoso (PT), Antônio de Oliveira (Podemos), Lorival Silveira (PP).

De acordo com o secretário estadual de Parcerias e Concessões, Pedro Capellupi, até o final de maio devem ser apresentada uma nova proposta para concessão das rodovias. A expectativa é por uma redução na tarifa inicia de R$ 0,23 por quilômetro rodado. O governador Eduardo Leite admitiu a possibilidade de diminuição e revisão no cronograma de obras. Outra hipótese é um aporte maior de recursos do Funrigs (Fundo para reconstrução do Rio Grande do Sul), inicialmente projetado em R$ 1,3 bilhão.

Lembre: Vereadores pedem audiência publica sobre pedágios

“O único modelo pra mim aceitável é o governo fazer a obra usando o dinheiro dos impostos que já pagamos. A grande verdade é que o preço já foi colocado lá encima pra eles baixarem e o governo sair por cima”, disse Ramatis em vídeo publicado nas redes sociais.

O debate sobre a concessão de rodovias no Vale se estende há mais de dois anos e acarretou em divergências entre os prefeitos da região. Com isso, gestores da parte alta se desfiliaram da Amvat e criaram a Amat. Ocorreram ainda diversas audiências públicas e reuniões com o governo estadual. A CIC-VT, Codevat, Fórum das Entidades representam o setor empresarial na discussão.

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