A propriedade rural de Cedineia Guarnieri de Lima passa por uma transformação desde o momento em que a família decidiu apostar no turismo. Hospedagem, espaço para eventos e gastronomia típica são opções oferecidas no Sítio que ganhou o nome de “Neia”.
O ponto turístico está localizado num dos pontos mais altos de Araguari, comunidade de Sério que também se divide nas cidades de Forquetinha e Canudos do Vale. De lá temos uma vista panorâmica privilegiada.
Um dos diferenciais do destino é ter um balanço gigante de frente ao cenário interiorano. O charmoso bosque das lavandas e o plantio de mais de 200 árvores deixa o ambiente ainda mais colorido.
Uma cabana, chamada de Vó Frida, foi instalada no topo do morro. Se trata de um espaço simples e aconchegante para casais que buscam uma escapada romântica no sossego do campo.

Sítio Dona Neia cria nova fonte de renda para família num dos pontos mais altos de Araguari, interior de Sério. (Foto: FÁBIO KUHN)
A novidade é a instalação do Galpão dos Vales, um espaço para eventos integrados à natureza. Além da locação para celebrações, o ponto turístico oferece a gastronomia a escolha do cliente.
Um dos diferenciais são as bolachas feitas de forma artesanal por Cedineia com as receitas caseiras herdadas da vó.
O sítio ainda oferece contato com animais e passeios de cavalo. As visitas, locação dos espaços e hospedagem precisam ser agendadas. Mais informações pelo WhatsApp 51 99875-7073 ou pela página @_sitio_dona_neia_ no Instagram.

Ponto turístico iniciou com a tradição de produzir bolachas caseiras a partir de receitas que perpassam geraçõe
Outros exemplos de turismo rural no Vale
- Agroecologia Ferrari – Pioneira a oferecer o colhe e pague na região, é uma horta com produção de hortaliças, legumes e frutas orgânicos com certificação. Está localizada em Forqueta, distrito de Arroio do Meio.
- Jardim Secreto das Suculentas – Ponto turístico de Venâncio Aires que iniciou com a venda de suculentas e cactus. Hoje oferece cafés coloniais com agendamento num espaço interiorano curiosamente decorado.
Você sabia?
- O turismo rural tem registrado crescimento anual superior a 50% graças ao interesse dos turistas em experiências singulares de contato com a natureza;
- Experiências rurais;
- Vivências cotidianas do campo (plantio, colheita, manejo de animais);
- Visitas a pomares e propriedades;
- Museu com objetos antigos;
- Café colonial;
- Passeio a cavalo;
- Trilhas;
- Esporte de aventura no campo (rapel, arborismo);
- Enoturismo;
- Hospedagem no campo;
- Festas típicas do interior;