Seminário desperta para as oportunidades do turismo rural

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Seminário desperta para as oportunidades do turismo rural

Evento reuniu líderes, agricultores e especialistas para valorizar a cultura, a produção e os atrativos do interior

Seminário desperta para as oportunidades do turismo rural
Evento mobilizou representantes dos vales do Taquari e Caí em torno de um tema em comum. (Foto: Henrique Pedersini)
Sério

Valorizar a cultura local, reconhecer saberes do campo e potencializar as riquezas naturais foram os principais objetivos do 4º Seminário Regional de Turismo Rural, promovido nessa sexta-feira, 16, em Sério.

O evento mobilizou representantes dos Vales do Taquari e do Caí em torno de um tema comum, a importância de olhar para o interior com novas possibilidades.

“A nossa região tem muito mais do que produção agrícola e pecuária. Temos culturas diferentes, histórias, paisagens que encantam. Tudo isso pode ser transformado em experiências para o visitante”, afirmou o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Cristiano Laste, em entrevista concedida durante o programa Conexão Regional, transmitido direto da Gruta Nossa Senhora da Boa Viagem.

Laste também refletiu sobre o contexto pós-enchentes. “A maioria das propriedades não vai voltar a ser como antes. Algumas não poderão ser reconstruídas no mesmo lugar. Mas o povo é forte, ninguém desanimou. Estamos retomando e temos um novo cenário, no qual precisamos correr menos riscos”, pontuou.

Ele defendeu a criação de planos de evacuação e reestruturação das áreas produtivas para reduzir impactos futuros.

O seminário teve início às 9h no salão paroquial e seguiu com programação até o fim da tarde. Entre os destaques, a palestra com a turismóloga Sandreli Bandeira, da Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RS), tratou da importância do Cadastur no processo de qualificação e regularização das atividades.

Também houve espaço para discussão sobre sustentabilidade no meio rural, com a professora Juliana Jasper, e para o compartilhamento de cases de sucesso, com relatos de Rolante, São Francisco de Paula e do APL das agroindústrias do Vale do Taquari, mediados por Natália Brasil, extensionista da Emater.

O tesoureiro da Amturvales, Joner Frederico Kern, destacou que o turismo rural se fortalece quando as pessoas compreendem o valor do que já têm. “Às vezes buscamos exemplos de fora, mas temos empreendimentos incríveis aqui no Vale. O turismo religioso, por exemplo, já conta com locais bem equipados e preparados para receber visitantes”, afirmou.

Ele também reforçou o papel da Emater no estímulo à permanência dos jovens no meio rural por meio da diversificação.

Para o prefeito de Sério, Sidnei Moisés de Freitas, sediar o encontro reforça a vocação da cidade. “Aspirávamos por esse momento. Pela manhã, recebemos também a visita do secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, algo que só foi possível com o apoio da Amturvales. É uma conquista coletiva.”

Durante o seminário, Sério reforçou a identidade como “Terra da pitaya”. O município desenvolveu o primeiro refrigerante feito com a fruta e projeta, para 2026, o lançamento da primeira espumante de pitaya da região.

“A bebida já está pronta. É um passo importante na valorização da nossa produção”, comentou o prefeito.

Ao longo do dia, os participantes visitaram exposições de artesanato, produtos da agricultura familiar e agroindústrias, além de espaços de divulgação dos atrativos turísticos.

O encerramento ocorreu na Gruta Nossa Senhora da Boa Viagem, com lanche de confraternização e um momento guiado sobre a história do local.

Acompanhe
nossas
redes sociais