Representantes do Vale compartilham experiências em conferência nacional

MEIO AMBIENTE

Representantes do Vale compartilham experiências em conferência nacional

Exemplo para a juventude, região teve a representante mais jovem do país no evento promovido pelo Ministério do Meio Ambiente

Representantes do Vale compartilham experiências em conferência nacional
Conferência em Brasília reuniu líderes do Vale entre 6 e 9 de maio. (Foto: arquivo pessoal)
Brasil

A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente reuniu em Brasília, entre os dias 6 e 9 de maio, representantes de todas as regiões do Brasil para discutir o enfrentamento da emergência climática. Entre os delegados, estiveram representantes do Rio Grande do Sul, com forte participação do Vale do Taquari. A região levou à capital federal não apenas suas demandas ambientais, mas também uma das vozes mais jovens do evento: a estudante Sophia Maia, 17, de Lajeado, que foi a delegada mais jovem de todo o país a participar da conferência.

A participação do Vale foi construída desde a etapa intermunicipal, articulada pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), passando pela conferência estadual até chegar à instância nacional. Durante o processo, lideranças locais da sociedade civil e do poder público estiveram envolvidas na elaboração e defesa de propostas voltadas à transformação ecológica.

Segundo Sophia, o evento concentrou-se na emergência climática, organizando as discussões em eixos: mitigação adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica e governança, e educação ambiental. As propostas foram construídas coletivamente em todas as etapas da conferência, com foco em ações urgentes para enfrentar as mudanças climáticas. “Eu atuei diretamente no eixo de educação ambiental, reforçando a importância de políticas educativas que integrem comunidades e fortaleçam a consciência ambiental desde a base”, conta.

Momento histórico

Representar a região foi uma experiência carregada de simbolismo e emoção para Sophia, afinal a Conferência ocorreu na mesma semana em que completava um ano das enchentes históricas que devastaram o estado. “Representar o Vale é dar voz a nossa história, que apesar de não aflorar mais tanto nas mídias, segue sendo a realidade aqui. Fui com muito orgulho, e retornei com o coração cheio de esperanças”, conta a jovem. Ela participou como representante da sociedade civil, ao lado de Paula Braga Fagundes, de Estrela, que representou o setor público.

Além das discussões e votações das propostas, a jovem também protagonizou, ao lado de outras duas colegas, a elaboração de uma moção em apoio à participação da juventude brasileira na COP 30, conferência climática da ONU que será realizada no Brasil. “Acreditamos no papel fundamental da nova geração nesse processo, e como diz o documento, Seguimos com eles, por eles — e pelo futuro de todos nós.”, reforça.

De volta à região, Sofia quer manter o engajamento e contribuir localmente com a pauta ambiental. A exemplo, ela visa transformar as propostas em políticas públicas e criar redes de mobilização.

Acompanhe
nossas
redes sociais