A jornada do Lajeadense em busca da elite do futebol gaúcho começa mais uma vez. Pelo nono ano consecutivo, o Alviazul disputa a Divisão de Acesso em busca da sonhada primeira divisão. Com o campeonato reformulado, adversário já desistente, elenco jovem e mais uma vez a fiel torcida ao lado, o Dense busca o seu lugar ao sol. A estreia é neste sábado, fora de casa, contra o forte Inter de Santa Maria. A partida ocorre no Estádio Presidente Vargas, às 16h30min.
São nove anos de Lajeadense na segunda divisão. Quase todos eles com elenco de baixo custo. E sempre avançando aos mata-matas. No ano passado, o sonho acabou nas quartas de final, quando foi eliminado nos pênaltis pelo Passo Fundo. Por cinco vezes, o clube chegou até a semifinal e ao jogo do acesso, mas parou ali.
Este ano a Divisão de Acesso apresenta reformulações. Saem os dois grupos de oito equipes. Entra o novo regulamento. Em 14 rodadas, os times enfrentam-se todos contra todos, em turno único. Um time já desistiu, o Futebol Com Vida, que é o primeiro rebaixado. As 15 equipes restantes disputam oito vagas às quartas de final. O último colocado será o outro rebaixado.
Preparação à estreia
A preparação do Dense para a estreia foi longa e durou mais de um mês. No período, apresentou jogadores ao técnico Serginho Almeida e realizou apenas um amistoso oficial, contra o Aimoré, fora de casa. Foi derrotado por 1 a 0, mas fez bom enfrentamento contra um time mais experimentado.
O preparador físico William Deolindo avalia as semanas de treinamento. “Viemos numa crescente em nossos treinamentos. Passou o período de intensidade maior, que foi o início da pré-temporada, em que trabalhos de força, velocidade e resistência são mais intensos. Depois iniciamos a transição para o período competitivo de jogos. Agora a carga já é reduzida, os atletas começam a soltar mais a perna, já vão ficando mais leves e ganhando mais ritmo de jogo.”
Montagem do elenco
Assim como nos últimos anos, o Lajeadense precisa se desdobrar para montar um time competitivo. Conta com figuras conhecidas da torcida, como o zagueiro Josias, os laterais Gui Borges e Christian, os meias Júlio César, Pedro Marx, Luca Giovanella e os atacantes Mazia e Cauã. Mas também está repleto de novidades. O técnico Serginho Almeida destaca. “Diminuímos a média de idade, mas aumentamos a estatura e a força física do elenco.”
Entre as principais novidades, destaque para o zagueiro Selson, o lateral Juan Mello e o meia Caio Lino, que mesmo com menos de 30 anos, estão entre os mais experientes do elenco.
Indefinição sobre estreia em casa
Com a desistência do Futebol Com Vida, a Federação Gaúcha de Futebol precisou alterar todo cronograma de jogos. Prometeu entregar a tabela completa até a quarta-feira, 14, até essa sexta-feira não havia a divulgado. Assim, o Lajeadense ainda não sabe contra quem e quando será a primeira partida em casa.