HÁ 50 ANOS: Homenagem ao diretor do CEAT Friedhold Altmann

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

HÁ 50 ANOS: Homenagem ao diretor do CEAT Friedhold Altmann

O então diretor do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), de Lajeado, Friedhold Altmann, recebia uma homenagem por seus 25 anos de trabalho na escola. Um almoço de confraternização foi realizado no Clube Sete de Setembro.

Entre os organizadores do momento, estavam Walter Born, Arlindo Ahlert, Helmuth Glufke, Venâncio Diersmann e Erny Stahlschmidt. Pela manhã, ainda haveria um culto festivo na Igreja de Cristo, conduzido pelo pastor Walter Altmann, filho de Friedhold.

Altmann nasceu em Linha Frank, Teutônia, então distrito de Estrela, em 1911. Na juventude, estudou no Seminário Evangélico para a Formação de Professores, em São Leopoldo, e depois se formou contabilista no Colégio São Luiz, também em São Leopoldo. Começou a lecionar em 1932 e passou pelas cidades de Santos, Porto União, Marcelino Ramos e São Leopoldo.

Corpo de professores do Ceat. Altmann está sentado ao centro

Transferiu-se para Lajeado em 1950, quando assumiu o Ceat. Na época, já era casado desde 1938 com Ricarda Saettler. A esposa nasceu em Dresden, na Alemanha, e veio com os pais para o Brasil ainda criança, na década de 1920. Em Blumenau, Santa Catarina, se formou professora. No Ceat, onde o marido era diretor, ela era a responsável pela direção dos internatos do colégio.

O casal teve quatro filhos, o professor Werner Altmann, que lecionava no México há 50 anos; Walter Altmann, pastor; Gisela; e a professora Renata Altmann Schreiner, que dava aulas no Ceat. O professor Friedhold foi diretor do Ceat de 1950 até 1983. Nesse período, mantinha uma coluna semanal no extinto Jornal O Informativo com o título “E Nossas Crianças?”. Mais tarde transformou as 76 melhores crônicas em livro, publicado em 1994.

Além de diretor do Ceat, Altmann também se envolveu com a comunidade e foi vereador em Lajeado. Em 1959, foi eleito e assumiu como terceiro suplente, pelo PTB. Foi eleito vereador pelo MDB em 1976. Foi também presidente do Conselho Municipal de Educação nos anos 1970 e 80. Hoje, Professor Altmann é o nome de uma rua no bairro Hidráulica, nas proximidades da rua Bento Rosa. Altmann faleceu em 1999.

HÁ 20 ANOS

Inaugurado Juizado Especial Federal em Lajeado
Uma cerimônia marcava a inauguração do Juizado Especial Federal Cível de Lajeado e das novas instalações da Justiça Federal na cidade. O local escolhido foi o antigo prédio da falida Coopave de Lajeado, na rua Emílio Conrad, que foi totalmente reformado na época.

O juiz Luiz Humberto Escobar Alves seria o responsável pelo Juizado. O espaço receberia causas que envolvessem até 60 salários mínimos, o correspondente, na época, a R$ 15,6 mil. Outros 30 municípios concorriam com Lajeado para receber a estrutura jurídica.

Sábado é
Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação
Dia Internacional Contra a Homofobia
Dia Mundial da Hipertensão
Dia Mundial da Reciclagem
Dia Mundial do Whisky

Santo do dia 17
São Pascoal Bailão

Domingo é
Dia Internacional dos Museus
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Dia de Conscientização sobre a Necessidade de Vacina Contra HIV/Aids

Santo do dia 18
São Félix de Cantalício

Acompanhe
nossas
redes sociais