RS tem primeiro foco de gripe aviária comercial do país

Influenza aviária

RS tem primeiro foco de gripe aviária comercial do país

Caso foi confirmado pelo Ministério da Agricultura em granja de Montenegro, no Vale do Caí

RS tem primeiro foco de gripe aviária comercial do país
Foto: divulgação
Estado

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou nesta quinta-feira, 15, a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um matrizeiro de aves comerciais em Montenegro, no Vale do Caí. Em circulação mundial desde 2006, a concentração ocorria principalmente na Ásia, África e no norte da Europa, mas até então não havia casos no setor avícola comercial brasileiro. Casos da doença já haviam sido registrados em pássaros silvestres, o primeiro em maio de 2023, na Estação Ecológica do Taim, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.

As autoridades garantem que não há risco de transmissão pelo consumo de carne ou ovos, apenas entre os tratadores e profissionais que ambientam o local infectado. As medidas de contenção e erradicação do foco foram iniciadas pelo Mapa de acordo com o plano nacional de contingência. O desafio é erradicar a doença, manter a capacidade produtiva do setor e garantir o abastecimento e a manutenção dos mercados, tendo em vista o grande volume das exportações.

Reação da ABPA e Asgav

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) emitiram uma nota em relação à identificação do foco de H5N1. As entidades destacam a total transparência do Mapa e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul em relação à identificação, comunicação e contenção da situação.

Ambas estão apoiando o Mapa e a Seapi no processo de contenção da situação. As entidades confiam na rapidez das tratativas que serão adotadas pelo Ministério e pela Secretaria em todos os níveis para solucionar qualquer efeito decorrente da situação no menor prazo possível. Todas as medidas necessárias para o contingenciamento da situação foram rapidamente adotadas e que a situação está sob controle e monitoramento dos órgãos governamentais.

Acompanhe
nossas
redes sociais