A vacinação contra a gripe está liberada para todos os gaúchos com mais de seis meses de idade. A ampliação do público-alvo foi anunciada pela Secretaria Estadual da Saúde nessa quinta-feira, 15, e vale para todos os municípios do Rio Grande do Sul.
Mais de 700 mil novas doses foram distribuídas para reforçar os estoques. Mesmo com a liberação, a orientação segue para que os grupos prioritários mantenham a imunização em dia. A cobertura entre esses públicos está em apenas 28,5%, enquanto a meta é de 90%.
Em Lajeado, a Secretaria de Saúde também reforça as ações com a Operação Inverno. A secretária Giovanna Linhares, em entrevista ao programa Conexão Regional, da Rádio A Hora 102.9, informou que houve aumento de cerca de 5% na procura por atendimento em comparação ao mesmo período do ano passado.
“As principais queixas são de sintomas respiratórios. O local mais adequado são os postos de saúde, embora também haja registros em outras instituições”, afirmou Giovanna.
Os postos de saúde dos bairros Centro e Conventos passaram a atender exclusivamente casos com febre, dor no corpo, chiado no peito, dor de cabeça, sintomas gripais e suspeita de dengue das 16h às 20h, sem necessidade de agendamento.
A medida vale até 29 de agosto e tem como objetivo aliviar a demanda da UPA e do Hospital Bruno Born.
O atendimento no turno estendido está disponível para moradores de todos os bairros. Nos demais horários, as unidades seguem com público conforme a área de abrangência.